Fifty Shades of Black: Entrevista com Rick Alvarez, corroteirista e produtor
Há mais de uma década trabalhando juntos, o ator, escritor e produtor Marlon Wayans e o diretor Michael Tiddes voltam com esta comédia ultrajante, chamada Fifty Shades of Black (Open Road Films).
Marlon e Michael trabalharam juntos na série de filmes A Haunted House, em 2013 e 2014. Em Fifty Shades of Black, que está em cartaz desde a última sexta-feira, 29, uma paródia de Fifty Shades of Grey, Marlon interpreta Mr. Black, um famoso empresário tipo Christian Grey, e junto a ele no elenco estão Kali Hawk, Mike Epps, Andrew Bachelor, Affion Crockett, Jane Seymour, Fred Willard, Florence Henderson e outros. O roteiro é de Marlon e Rick Alvarez, que trabalharam juntos na série A Haunted House e White Chicks, de 2004. Eu tive a oportunidade de falar com o coroteirista e produtor Rick Alvarez na semana passada. Confira a entrevista:
Jana - Por que você e Marlon decidiram parodiar Fifty Shades of Grey? Como é o processo de escolher o gênero para fazer uma paródia?
Rick - Vimos o filme. Foi o suficiente! Embora, o filme seja tão sério e envolvente, não tinha como não fazer uma paródia. Além de ter sido um fenômeno, um sucesso. As pessoas adoraram ou odiaram, mas todos falaram sobre longa. Tornou-se um marco cultural, mais do que apenas um filme sobre uma estranha relação. O filme nos “implorou” para fazermos uma paródia. Esse é um dos elementos-chave para a decisão final de realizar um filme paródia - precisamos sentir que TEMOS que tirar sarro dele.
Jana - O elenco é muito diversificado. Quando você estava escrevendo, já tinha Kali Hawk, Mike Epps, Jane Seymour, Fred Willard e Florence Henderson em mente ?
Rick - Marlon e eu raramente escrevemos para uma voz ou ator em particular. Nós criamos as personagens para que qualquer ator possa dar vida, não importando quem está no papel. Então, começamos a pensar em quem seria engraçado ou fazemos alguns testes e as pessoas acabam nos inspirando. Nesse momento, criamos as personagens em torno desses atores. Posso dizer que nós somos extremamente sortudos porque todos esses atores incrivelmente engraçados quiseram fazer parte do filme.
Jana - Você já trabalhou com o diretor Mike Tiddes antes. Como foi a colaboração com ele? Ele incentiva os atores a improvisar durante as filmagens?
Rick – Sim, já trabalho com Mike a mais de uma década. Ele foi assistente, em seguida, um executivo, em minha companhia. Ele pediu demissão para prosseguir na carreira como diretor e, depois de alguns anos, ele voltou para a dirigir dois filmes, A Haunted House e agora Fifty Shades of Black. Mike e Marlon são como família e temos uma incrível relação criativa. Eu tenho sorte de poder trabalhar com Mike, como também com os atores de nossos filmes. Mike nunca quer ficar no caminho dos atores de comédia, então ele dá a liberdade para improvisar. Nós sempre gravamos uma cena que seja fiel ao roteiro, e depois é hora de se divertir e o improviso rola solto.
Jana - Você já escreveu e produziu diferentes gêneros, programas de TV, filmes de grandes orçamentos e independentes, há algum gênero em particular que gostaria de fazer que você ainda não tenha feito?
Rick - Eu adoro comédia! É o gênero mais difícil de fazer, mas o mais divertido. Eu adoraria fazer um filme de ação hardcore em algum momento. Como The Raid ou qualquer filme de John Woo. Isso seria divertido!
Jana - A trilha sonora tem um papel importante no filme. É muito boa e com artistas bem populares. Como vocês escolheram os artistas? As músicas?
Rick - Nós trabalhamos com grandes artistas que nos ajudaram a escolher as músicas. Felizmente, tem vários artistas da música que são fãs de Marlon e isso ajuda muito. Chris Brown, por exemplo, chegou até nós através de seus representantes e queria colocar um de seus novos singles no filme, e é a música da abertura do filme. Se chama Sex You Back To Sleep. É perfeita para o filme.
Jana – É uma comédia e vamos rir muito, mas o que mais vocês querem passar para o público?
Rick - Esperamos que eles se divirtam mais assistindo ao nosso filme do que o Fifty Shades Of Grey. Se isso acontecer, nós fizemos nosso trabalho.
Jana - Alguma vez você já pensou em dirigir um filme?
Rick - Em algum momento, eu vou dirigir um filme. Agora estou muito ocupado produzindo e escrevendo outros projetos. Quando eu dirigir, Marlon será o protagonista e Mike Tiddes irá produzir. Odiaria quebrar a equipe.
Jana - O que vem por aí?
Rick – Marlon e eu estamos fazendo a produção executiva de um piloto de comédia para o canal NBC, chamado "Marlon", que é vagamente baseado em sua vida real. Ele interpreta um pai inadequado em um relacionamento não convencional. O roteiro é hilário e esperamos que você o veja na programação da NBC no próximo outono.
Jana – O que você aprendeu fazendo este projeto?
Rick - Você aprende muitas coisas novas em cada filme que faz. Neste, eu aprendi que estou pronto para fazer outro gênero que não seja uma paródia, uma comédia, porque esses filmes são difíceis! Eu também aprendi alguns movimentos despojados e sexies na nossa cena, tipo Magic Mike. Espero que eles façam minha esposa feliz (risos).
Confira o trailer do filme: