DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Vulcão entra em erupção e causa pânico na Indonésia

Um vulcão que entrou em erupção na ilha de Sumatra (Indonésia) nesta terça-feira forçou centenas de moradores a abandonar suas casas, de acordo com informações das autoridades locais.

A erupção veio acompanhada de pequenas réplicas nas cidades de Sumatra. réplica é o nome dado para tremores secundários [geralmente de intensidade menor] que acontecem depois de um terremoto. Durante o choque das placas tectônicas existe uma liberação de energia. Quando não eliminada de forma completa durante o tremor [ou seja, de uma só vez], essa energia passa a ser liberada de forma seqüencial gerando outros tremores, as chamadas réplicas.

A ilha ainda tenta se recuperar do tsunami de 26 de dezembro, que matou cerca de 130 mil na região asiática.

O vulcão, chamado Mt Talang, fica próximo à cidade de Padang, na costa oeste, a 938 km de Jacarta, capital da Indonésia.

“Moradores no raio de 3 km a 4 km do vulcão foram retirados de suas casas e levados para um estádio de esportes em uma cidade vizinha”, informou à agência de notícias Reuters o prefeito da cidade vizinha Solok, Elvi Sahlan.

A atividade do vulcão e os tremores espalharam pânico em Padang, que tem uma população de cerca de 1 milhão de pessoas e que, no domingo último, foi atingida por um terremoto de 6,8 graus na escala Richter.

Segundo as autoridades, dos tremores registrados nesta terça-feira, o maior foi de 5,8 graus, cujo epicentro foi a cerca de 150 km de Padang.

“Os quatro tremores que nós registramos têm o epicentro mais ou menos na mesma área do oceano”, afirmou Rasidi, um oficial do centro de geofísica e meteorologia de Jacarta.

Além do tsunami, a ilha de Sumatra sofreu recentemente, em 28 de março, com um terremoto de 8,7 graus na escala Richter que pode ter matado até 2.000 pessoas.

A Indonésia é um vasto arquipélago, formado por cerca de 17.000 ilhas, que atualmente tem mais de cem vulcões ativos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196