DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Você sabe ser feliz?

felicidadeAcredito que a busca da felicidade seja o objetivo mais comum entre os seres humanos. Quando você cumprimenta alguém pelo aniversário, você deseja felicidades; quando nasce um bebê, você deseja felicidades; quando um amigo compra uma nova casa, você diz o mesmo; e assim por diante. Felicidade é o que buscamos e o que desejamos às pessoas.

A felicidade é um sentimento passageiro e assim que deve ser. Imagine se você fosse plenamente feliz, feliz mesmo e o tempo todo. O que moveria você? Eu me arrisco a dizer que nada o moveria. Por que você iria buscar algo se já está tudo bem? E isso pode ser atribuído a todas as nossas necessidades. Pense bem, você se move para fazer algo e sentir melhor. Você vai dormir porque o cansaço e o sono o incomodam, vai comer porque a fome judia, vai trabalhar porque precisa de dinheiro, trabalha ajudando outras pessoas porque isso te faz bem. Mas, se já está tudo maravilhoso, se você já é feliz, vai fazer tudo isso por quê? Então, percebemos que a felicidade não poderia ser plena e constante para nós, pelo menos no modelo que somos hoje. Mas, você sabe promover felicidade para você mesmo?

Quando alguma coisa nos deixa feliz, essa alguma coisa ocorre em uma região específica do nosso cérebro. Nessa região, chamada de centro da recompensa, é liberada uma substância que promove a sensação de felicidade. Para que isso ocorra, existem mecanismos. Um mecanismo muito conhecido e que está ao alcance de todos é solucionar, resolver, concluir algo. Simples assim. Por incrível que pareça, basta solucionarmos, resolvermos ou concluirmos alguma coisa, que estaremos ativando o cento da recompensa e experimentando a sensação de felicidade.

Vamos partir de um exemplo simples e muito comum. Videogame! Muitas pessoas são capazes de passar horas jogando e, claro, se estão há horas fazendo a mesma coisa sem serem obrigadas a isso, acredito que estejam felizes. Mas, o que existe nesses jogos que são capazes de atrair milhões de pessoas e todas elas ficam muito felizes jogando? Conclusões. Sim, estes jogos oferecem a oportunidade de você concluir uma etapa e, sem você perceber, já te convida para mais um desafio. Ah, isso é insuportavelmente delicioso. Felicidade garantida indefinidamente. E, cada vez maior, pois cada vez é mais difícil o desafio.

O que pode variar é a intensidade da felicidade. Mas, uma coisa é certa, se você se desafiar, se iniciar uma atividade e for até o fim, vai se sentir feliz quando concluir. Então, a sugestão é que você busque esses desafios em duas áreas: na área do que você gosta de fazer e na área do que você precisa fazer. Se você gosta de jogos, busque um tempinho para eles e seja feliz. Se você precisa arrumar seu escritório, consultório ou simplesmente seu local de trabalho, busque um tempinho para isso e seja feliz. Se desafie, conclua o desafio e seja feliz!

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags:

Ivani Manzzo
Ivani Manzzo
Dra. Ivani Manzzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
421