DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Vitamina C não evita a gripe, diz estudo

Pesquisadores dizem que vitamina ajuda a encurtar duração da gripe
Uma nova pesquisa afirma que tomar vitamina C não ajuda a evitar a gripe.
Robert Douglas, da Universidade Nacional da Austrália, e Harri Hemilla, da Universidade de Helsinki, na Finlândia, fizeram uma revisão da literatura científica publicada sobre o tema.

A partir de 55 estudos usados como referência, os pesquisadores disseram que “a incidência de gripe não foi alterada quando foram tomadas doses profiláticas de até dois gramas por dia”.

Segundo os autores, que publicam suas conclusões nesta terça-feira no Public Library of Science Medicine, as pessoas que tomam vitamina C têm as mesmas chances de pegar gripe que outras que tomaram placebos.

‘Dúvida’

“A falta de efeito profilático da vitamina C na incidência da gripe em populações normais coloca em dúvida essa prática comum”, dizem os dois pesquisadores.

A dupla encontrou evidências de que a duração da gripe naqueles que tomam vitamina C é um pouco menor que em pessoas que não a tomam – uma redução média no tempo de duração de 14% em crianças e 8% em adultos.

O papel da vitamina C na prevenção e tratamento da gripe tem sido motivo de acirrados debates na comunidade científica nos últimos 60 anos.

O interesse no assunto foi estimulado com a publicação, no anos 1970, de um estudo sobre o tema feito pelo Prêmio Nobel de Química Linus Pauling.

Em seu livro, Vitamin C and the Common Cold (Vitamina C e a Gripe Comum), Pauling sugeria que grandes doses de vitamina C serviriam para evitar gripes e encurtar a sua duração.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
274