DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Saúde & Bem Estar: A Verdade Sobre Modismos

Quem já não ouviu a expressão “criar o problema para vender a solução”. E é isso que está sendo feito com muita eficiência em algumas áreas.
A nutrição e os exercícios não poderiam ficar de fora. Ao longo do tempo se construiu um modelo de corpo magro, quase sem gordura corporal e com músculos bem definidos para homens e para mulheres. Baseado nesse corpo tão desejado milhares de dicas, dietas e diferentes tipos de exercícios estão sendo vendidos como milagrosos.

O padrão de beleza a ser atingido não é apenas difícil, eu diria que para algumas pessoas é impossível. A impossibilidade não está no corpo da pessoa, mas na maioria das vezes está na vida dessa pessoa. Basta pensar quem são as pessoas que têm esse corpo tão almejado. São na sua grande maioria pessoas que vivem da imagem desse corpo. Quero dizer, ganham dinheiro com a imagem do corpo e isso significa muito tempo para fazer exercícios, profissionais que cuidam desde a nutrição até fotos e vídeos.
Comparando com a maioria das pessoas que tem que trabalhar o dia todo, se locomover para isso, cuidar da casa, dos filhos e ainda fazer exercícios, encontramos a impossibilidade a qual me referi.

Essa situação é o problema criado e agora vamos vender a solução. Para que pessoas que não conseguem se exercitar por tanto tempo e tantas vezes por semana, vamos inventar tipos de exercícios de curta duração. E vamos vender como se fossem exercícios revolucionários. Sim o HIIT, treinamento intervalado de alta intensidade.

E vamos vender dizendo que basta você fazer 20 minutos por dia que o milagre da magreza vai acontecer. Só não contaram que esse treino é tão intenso e tão lesivo que pessoas obesas ou com sobrepeso têm uma enorme possibilidade de não conseguir fazer corretamente e de se lesionar.

Mas para aqueles que não querem solucionar o problema e querem continuar vendendo está ótimo, porque logo irão inventar outro modismo qualquer, contanto que o problema continue e as vendas também. Não estou dizendo que o HIIT não funciona, estou dizendo que é vendido da forma errada, como se fosse a solução para todos.

Nessa mesma toada estão os alimentos milagrosos e os alimentos malditos. Então vamos vender algo fácil, pare de comer. Sim jejum. Claro que se eu não comer vou ficar magra, mas como vender isso se é horrível ficar sem comer? Basta dizer que depois do jejum você poderá comer churrasco e outras delícias. Fácil assim. E ainda vamos amaldiçoar os carboidratos, o glúten, a lactose, a frutose. Vamos restringir tanto a dieta que com certeza irá restar pouca coisa para comer e assim o emagrecimento será certo. Mas se aquele corpo sarado não aparece, existe algo errado.

Hoje é impossível viver sem ter conhecimento sobre tecnologia e eu digo o mesmo sobre a nutrição e os exercícios. Se você não buscar de fato aprender sobre nutrição e exercícios, continuará sendo alvo de meias verdades ou mentiras inteiras.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
198