DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Uso de remédios para dentição pode ter causado morte de 10 crianças nos EUA

Share
remedio-denticao-infantil-licencaunited-states-government-work-united-states-government-work-site

Ainda não há confirmação de que realmente seja o remédio a causa das mortes, mas algumas farmácias suspenderam a venda por precaução. Foto: United States Government Work

A Food and Drug Administration (FDA) alerta pais, responsáveis e profissionais para o risco do uso de comprimidos e géis homeopáticos para aliviar o incômodo dos bebês durante o nascimento da dentição.

A agência emitiu o aviso após ser notificada da morte de 10 crianças e do aparecimento de efeitos adversos em outras 400, cujos casos podem estar relacionados com o uso desses remédios, que podem ser comprados em lojas de varejo e pela internet.

 A FDA divulgou no final de setembro um alerta aos consumidores explicando que os comprimidos e géis homeopáticos para dentição podem representar um risco para lactentes e crianças.

“Recomenda-se que os consumidores parem de usar esses produtos e joguem fora os que estiverem em sua posse. Os consumidores devem procurar assistência médica imediatamente se seu filho tiver convulsões, dificuldade respiratória, letargia, sonolência excessiva, fraqueza muscular, rubor da pele, prisão de ventre, dificuldade em urinar ou agitação após o uso desses produtos”, revela o comunicado.

A FDA informa que está investigando a composição dos comprimidos e géis na procura de substâncias que possam ter causado danos às crianças. Como remédios homeopáticos não são considerados medicamentos, eles não precisam da análise e aprovação de agências regulatórias para serem vendidos.

Não há recalls anunciados para os produtos, incluindo Hyland’s Baby Teething Tablets, Hyland’s Baby Teething Tablets Nighttime and Hyland’s Baby Teething Gel, mas a CVS, uma das redes de farmácia que vendeu Hyland’s, Baby Orajel Naturals e sua própria versão dos produtos de dentição, retirou todos das prateleiras após o aviso do FDA. Também a Walgreens confirmou que retirou os produtos homeopáticos mencionados.

Em nota, a empresa Hyland afirma que está confiante de que qualquer produto Hyland disponível no mercado é seguro para o uso. “Claro, os pais que tiverem preocupações com quaisquer medicamentos  devem consultar médicos antes de usá-los, ler os rótulos e seguir corretamente as instruções”, disse.

A Hyland disse não ter sido informada de quaisquer dados que corroborem para o aviso contra os comprimidos de dentição e géis. “Nosso entendimento é que a investigação da Food and Drug Administration ainda está em curso. O fato é que não tivemos conhecimento de qualquer evidência médica ou estatística para apoiar um nexo de causalidade entre comprimidos homeopáticos e os resultados adversos neste momento”, afirmou.

A empresa pediu ainda que todas as informações e estatísticas disponíveis a partir da FDA sejam disponibilizadas e que vai parar de distribuir os produtos nos Estados Unidos a partir dessa semana.

Tal decisão foi tomada tendo em conta o aviso emitido pela Food & Drug Administration contra o uso de comprimidos homeopáticos e géis de dentição. “Este aviso criou confusão entre os pais e acesso limitado aos medicamentos, colocando os pais e consumidores em uma posição de ter de escolher em quem confiar, face às informações contraditórias e onerosas.”

A empresa ainda menciona que, no futuro, espera que possa haver parceria e os medicamentos homeopáticos também sejam regulamentados pela FDA.

remedio-infantil-homeopatico-licencaatribuicao-alguns-direitos-reservados-por-mrs-flinger

Convulsões, dificuldade respiratória, letargia, sonolência excessiva, fraqueza muscular, rubor da pele, prisão de ventre, dificuldade em urinar ou agitação podem ser efeito colateral desses produtos. Foto: Mrs. Flinger\Flickr

A Academia Americana de Pediatria aconselha que produtos com benzocaína ou beladona sejam evitados pelo seu potencial de causar efeitos colaterais. Outra complicação é que os bebês engolem parte do comprimido ou gel junto com a saliva, deixando a garganta anestesiada, o que pode causar sensação ruim, engasgo, dificuldade de engolir, aspiração de alimentos para as vias respiratórias e até problemas para respirar. A empresa Hyland’s anunciou nesta semana que vai parar de distribuir esses produtos nos Estados Unidos.

Em 2010 a agência já tinha emitido um alerta de segurança para esses produtos que apresentaram quantidades inconsistentes de beladona, uma planta medicinal que pode ser tóxica dependendo da quantidade. Naquela ocasião, a empresa distribuidora, Hyland’s, fez um recall.

No Brasil, os produtos homeopáticos para esse fim são feitos com camomila (matricaria chamomilla). “Eu não aconselho o uso desses produtos”, diz o pediatra neonatologista Nelson Ejzenbaum, da Sociedade Brasileira de Pediatria. “É expor as crianças a riscos desnecessários. É melhor tratar com estímulos. Massagem na gengiva e uso de mordedores gelados são mais indicados e seguros”, completa.

Com informações da Crescer e CNN.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,,,,

Gazeta News
Gazeta News
490