DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Uso de celular quadruplica risco de acidentes de carro, diz pesquisa

Motoristas têm quatro vezes mais chances de se envolver em acidentes quando estão usando o celular e dirigindo ao mesmo tempo, mesmo se o telefone estiver conectado a um aparelho de viva-voz, segundo pesquisa realizada na Austrália.
Os cientistas da University of Western Australia chegaram a esta estimativa após analisar a conta de telefone de 456 motoristas que precisaram de tratamento hospitalar após acidentes na cidade de Perth.

Especialistas em segurança dizem que a pesquisa, publicada no British Medical Journal, ainda mostra que as regras deveriam ser aplicadas para o uso de celular em viva-voz.

No Brasil, é ilegal dirigir e falar no celular ao mesmo tempo. Um motorista flagrado nesta situação recebe uma multa e perde pontos na carteira de habilitação.

Números

Para cada motorista, os pesquisadores analisaram o uso do celular imediatamente antes da batida e em viagens no mesmo horário da batida, mas 24 horas antes, três dias e sete dias antes do acidente.

A possibilidade de um acidente acontecer aumenta em quatro vezes caso o celular seja usado dez minutos antes da batida. Os cientistas chegaram a essa conclusão sem separar os motoristas que seguravam o aparelho de telefone e aqueles que tinham as mãos livres porque falavam em aparelhos viva-voz.

Resultados similares foram encontrados em um intervalo de cinco minutos antes da batida.

“Cada vez mais, novos veículos estão sendo equipados com tecnologia viva-voz”, diz Suzanne McEvoy, uma das autoras da pesquisa. “Apesar de isso fazer com que, cada vez menos, as pessoas tenham uma das mãos ocupadas com o celular, a pesquisa indica que o risco pode não ser eliminado.”

“Na verdade, se essa nova tecnologia levar a um aumento do uso de telefone celular no carro, isso pode contribuir para mais acidentes.”

“É exatamente isso que a gente vem falando há algum tempo”, afirmou um porta-voz da Associação Britânica de Prevenção de Acidentes. “Esperamos que as pessoas que pensam que uma ligação é mais importante que a vida de uma pessoa, percebam que não é bem assim.”

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196