DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

UE e Canadá tem livre comércio aprovado pelo Parlamento Europeu

Share

Parlamento Europeu aprovou tratado de livre comércio com o Canadá. Foto: EPA

Depois de 7 anos de debates, na última quarta-feira, 15, a União Europeia e o Canadá, enfim, tiveram o tratado de livre comércio (Ceta) aprovado pelo Parlamento Europeu, em reunião ocorrida em Estrasburgo, França. Com isso, as negociações envolvendo os países e um mercado de 550 milhões de pessoas se tornam mais simplificadas a partir de agora.

A discussão que resultou na aprovação do tratado durou três horas. No final, os eurodeputados aprovaram, por 408 votos a favor, 254 contra e 33 abstenções, o acordo conhecido como Ceta (acrônimo, em inglês, de Comprehensive Economic and Trade Agreement).

A votação foi marcada por protestos. Pelo menos 700 opositores se manifestaram em Estrasburgo, segundo a polícia local, e dezenas de pessoas bloquearam a entrada principal ao Parlamento. Para muitos, o Ceta é antidemocrático, excessivamente favorável às multinacionais e em nada preocupado com o meio ambiente.

Alheio a isso, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, deve falar no Parlamento Europeu nesta quinta-feira, 16, evocando o “caráter especialmente progressista do acordo de livre comércio”.

A União Europeia espera que esse tratado comercial se converta em um modelo de futuros acordos, como o negociado com o Mercosul, em um contexto de incerteza no comércio internacional, depois da chegada de Donald Trump à Casa Branca. “Os intensos debates sobre o Ceta refletem o caráter democrático das tomadas de decisões na Europa”, enfatizou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Com informações da Rádio France Internationale

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
137