DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

'Turista' americano chega a estação espacial em órbita

Um foguete russo que leva a bordo um “turista espacial” americano se acoplou nesta segunda-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), na órbita da Terra.
O empresário e cientista Gregory Olsen teria pago algo em torno de US$ 11 milhões (cerca de R$ 24,5 milhões) para fazer parte da tripulação da nave Soyuz e se tornar a terceira pessoa a viajar ao espaço a turismo.

Ele saiu no sábado da base espacial de Baikonur, no Cazaquistão, e sua viagem deve durar dez dias.

Olsen está sendo acompanhado, na viagem, por um astronauta americano, William McArthur, e um cosmonauta russo, o engenheiro de vôo russo Valery Tokarev.

Cristais

Eles vão render na ISS Sergei Krikalev e John Phillips, da Expedição 11, que estão no espaço desde outubro passado.

Krikalev e Phillips voltam à Terra com Olsen, no dia 11 de outubro.

O “turista espacial” tem 60 anos e é o dono da empresa de pesquisas Sensors Unlimited, com sede em Princeton, nos Estados Unidos. A empresa desenvolve e produz filmes de alta sensibilidade e câmeras fotográficas e trabalha para a Nasa, a agência espacial americana.

Além de testar novos equipamentos para sua empresa em órbita, Olsen planeja participar de outras experiências, como criar cristais a bordo da estação, que poderia ter algumas aplicações em seus negócios.

Sua viagem vai ser uma mistura de férias e trabalho, razão pela qual ele prefere ser chamado de “participante do vôo espacial” em vez de “turista”.

“Investigador”

Tokarev disse que Olsen é “um investigador científico da Estação Espacial Internacional”.

“O termo ‘turista’ não faz justiça a todo o trabalho que tive, ou que as pessoas no centro Gagarin tiveram para nos preparar”, disse Olsen.

Mas ele disse que não vai “fingir” ser um astronauta. “É preciso muito conhecimento para operar este veículo.”

Duas outras pessoas já pagaram pela experiência de visitar a estação: o americano Dennis Tito, em 2001, e o sul-africano Mark Shuttleworth, em 2002.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153