DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Turcos querem tirar Arnold Schwarzenegger da TV

Um grupo de empresários turcos, liderados pela Câmara de Comércio de Ancara, divulgou um comunicado nesta terça-feira pedindo para que todos os filmes do ator e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, sejam banidos da TV.

O pedido foi feito como uma forma de protesto em relação ao uso do termo “genocídio” que o governador fez para para descrever o “massacre” dos armênios pelos turcos durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A declaração foi feita neste domingo, em um discurso de Schwarzenegger para lembrar “o dia do genocídio armênio”. A Califórnia abriga um dos maiores grupos armênios dos Estados Unidos.

A Câmara de Comércio de Ancara lançou a petição para “condenar e protestar contra o ator Arnold Schwarzenegger, que declarou 24 de abril como uma data para lembrar o genocídio armênio, e acusou os turcos desse crime, sem buscar a verdade histórica”, afirmava o comunicado lido por Sinan Aygun, diretor do órgão.

Os armênios dizem que mais de 1,5 milhão de pessoas foram mortas durante uma campanha genocida para forçar a população armênia a sair do leste turco. O governo da Turquia reconhece que um grande número de armênios morreu, mas afirma que o número estimado pelo governo armênio é “exagerado”, e que as mortes ocorreram durante o colapso do Império Otomano, em 1915.

Outras centenas de milhares de armênios foram obrigados a deixar o território naquela época, indo para países próximos, como a Síria e o Líbano, e também para quase todas as partes do mundo, como os EUA, a Europa e o Brasil.

A Turquia vem sendo pressionada a admitir a existência do genocídio reconhecido internacionalmente por países como França e Rússia.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196