DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Trump anuncia envio de marinha “poderosa” à Coreia do Norte

Share

Presidente da China Xi Jinping. Foto: Reuters.

O presidente da China, Xi Jinping, conversou por telefone nesta quarta-feira, 12, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a situação da Coreia do Norte, de acordo com informações da emissora estatal chinesa “CCTV”.

Xi Jinping defendeu na conversa com Trump “resolver os problemas através do diálogo”, um dia depois de o líder americano ter advertido que está preparado para “solucionar o problema da Coreia do Norte” de forma unilateral e sem a ajuda da China, tradicional aliado do regime de Kim Jong-un.

Pequim continua comprometido com a desnuclearização da Península Coreana e procura manter a paz e estabilidade nesta região. O presidente chinês também expressou o interesse em manter-se coordenação com Trump em relação a Pyongyang, justamente em um momento da escalada de tensões, após os lançamentos repetidos de mísseis por parte do regime norte-coreano e do envio do porta-aviões USS Carl Vinson e seu grupo de ataque para águas próximas a Coreia do Norte, como mostra da força americana diante dessas provocações.

Durante a ligação, os dois líderes também falaram sobre o conflito sírio e Xi afirmou que qualquer uso de armas químicas é “inaceitável”. No entanto, ele defendeu resolver a disputa por “meios políticos”.

O presidente chinês sublinhou o papel da ONU como mediador e disse esperar que o Conselho de Segurança possa se mostrar unido, em um momento de clara divisão entre seus membros.

Trump garantiu nesta quarta-feira que enviará à Coreia do Norte uma Marinha muito forte, perante as ameaças do regime de Pyongyang e disse que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, “está agindo de forma errada”, durante entrevista exclusiva à rede de TV americana Fox Business.

“Estamos enviando uma Marinha. Muito poderosa”, afirmou Trump, em referência ao envio do porta-aviões USS Carl Vinson e seu grupo de ataque para águas próximas à Coreia do Norte como mostra de força. “Temos submarinos muito poderosos, muito mais poderosos do que qualquer porta-aviões. Isso é o que eu posso dizer.”

Com informações da agência Reuters.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
214