DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Trump indica fim do programa que protege os “dreamers”

Conforme já prometido desde sua campanha presidencial, o presidente Donald Trump anunciou pelo twitter na última terça-feira, 26, que o Deferred Action for Childhood Arrivals – DACA pode mesmo chegar ao fim.

“O Congresso tem 6 meses para legalizar o DACA (algo que a Administração Obama não conseguiu). Se eles não puderem, eu vou rever esta questão! “, escreveu.

Trump não foi muito claro sobre como resolverá a questão, mas o programa de proteção contra a deportação de milhares de jovens imigrantes que vieram para os Estados Unidos ilegalmente quando crianças – conhecidos como “dreamers”, pode acabar caso o Congresso não encontre no tempo hábil de 6 meses dado por Trump uma solução legal que permita aos jovens permanecer nos Estados Unidos.

No dia 5 de setembro, a administração cancelou novos pedidos para o programa e pediu ao Congresso para que encontre uma solução definitiva para os quase 800 mil jovens imigrantes que vivem atualmente no país sob essa autorização. Aqueles cujas permissões expiram antes de 5 de março de 2018, conseguiram renovar seu pedido até o dia 5 de outubro por um período de dois anos.

O Congresso tem até março para encontrar uma solução, quando não serão aceitos novos pedidos para o programa. Há quase 800 mil jovens imigrantes inscritos que estudam e trabalham legalmente nos EUA. O programa é renovado a cada dois anos.

Nesta quarta-feira, 27, o estado de Nova York e Washington prometeu processar o presidente Donald Trump caso ele realmente acabe com o programa.

“O Departamento de Segurança Interna insta os beneficiários da DACA a usar o tempo restante em suas autorizações de trabalho para se preparar e organizar sua partida dos Estados Unidos”, disse a Casa Branca em aviso ao Congresso.

A situação agora se desloca para o Congresso, que por várias vezes tentou e não aprovou tal legislação. A secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse na última terça que o presidente buscará que o Congresso vote o “pacote de reforma de imigração responsável” com verba para controlar a fronteira com o México e proteger melhor os empregos dos trabalhadores americanos junto com a proteção dos “dreamers”.

“Na verdade, não vou cortar o DACA, mas sim proporcionar uma oportunidade para o Congresso finalmente agir”, disse Trump. Ele disse que não era favorável a punir as crianças pelas ações de seus pais, mas acrescentou: “Os jovens americanos também têm sonhos”.

Os legisladores retornaram ao Capitólio na terça-feira depois do recesso do Natal e já enfrentam uma lista de tarefas assustadoras, incluindo um pacote de alívio para as vítimas do furacão Harvey e uma necessidade urgente de aumentar o limite de empréstimos federais. Alguns legisladores e assessores do GOP estão discutindo a possibilidade de um pacote de imigração bipartidista, incluindo uma solução para o DACA e dinheiro para segurança da fronteira.

Brasileiros sob o DACA

O consulado do Brasil em Houston estima que mais de 5 mil brasileiros participem do programa, mas esse número deve ser bem maior uma vez que nem todos falam que estão no programa.

Para a advogada de imigração, Flavia Rocha Moody, “infelizmente, o futuro desses jovens é incerto. Se o congresso e o senado não passarem uma lei antes de o programa expirar por completo, todos eles estarão sujeitos à deportação”, explicou.

A advogada lembra ainda que, o congresso americano já tentou passar leis a respeito outras vezes, mas não obteve sucesso. “Faz mais de uma década que republicanos e democratas estão num impasse a respeito da reforma imigratória – incluindo o que fazer com os ´dreamers´. Como esses jovens entraram no país ainda na infância, não tiveram escolha. A imigração de seu país de origem foi involuntária, portanto eles serão punidos por um erro cometido por terceiros (no caso, pais ou familiares responsáveis pela saída)”, declarou.

Com informações do Washington Times.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
226