DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Tropas brasileiras manterão ações previstas no Haiti, diz assessor .

Brasília – As tropas brasileiras vão manter as ações previstas e fortalecer as posições em Cité Soleil, uma das mais violentas favelas da capital do Haiti, Porto Príncipe. A informação é do capitão-de-corveta Alberto Barbosa Nascimento, assessor de Comunicação da força de paz brasileira que integra a Missão de Paz da Organização das Nações Unidas no país, a Minustah.

Segundo Nascimento, o aumento das ações das gangues naquele país está relacionado ao processo de fortalecimento do governo e dos órgãos institucionais de polícia que atuam para pressionar esses grupos. “Vão ser mantidos os mesmos procedimentos que têm sido seguidos ao longo das operações, porque nós temos um memorando de entendimento da ONU em que ela prevê todas as ações. Então será dado prosseguimento ao que os outros contingentes têm feito”, disse.

De acordo com o Boletim de atividades da Minustah, nas últimas semanas os soldados brasileiros se envolveram em pelo menos quatro confrontos armados. Tropas brasileiras que patrulhavam o bairro de Bel-Air foram atacadas por sete homens armados na semana passada. O Exército respondeu ao tiroteio e um desses homens armados foi morto.

O capitão-de-corveta disse que o aumento das ações das gangues teria coincidido com a troca do efetivo brasileiro situado em Cité Soleil, em meados de maio. O quinto contingente chegou ao Haiti no último dia 6. “Foi exatamente durante esse período que houve um aumento gradativo das ações, inclusive entre as próprias gangues; problemas posteriormente contra as tropas brasileiras nos pontos que elas ocupam”.

As tropas, acrescentou Nascimento, têm contado com o apoio de líderes comunitários tanto em Cité Soleil como no bairro de Cité Militaire. Segundo ele, esses líderes tentam realizar um trabalho de melhoria e auxílio à população de forma mais próxima ao batalhão brasileiro e às tropas da Minustah.

Agência Brasil

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223