DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Tratamentos estéticos e prevenção

Share

belezaA ciência avançou muito nos tratamentos estéticos e, ultimamente, tem direcionado a atenção para descobrir os fatores do envelhecimento de forma mais global, considerando a prevenção de doenças e estudos da genética que devem revolucionar, num futuro não muito distante, a nossa forma de encarar o envelhecimento.
Envelhecer com um rosto sem rugas não é mais um sonho impossível, sabia? Além dos novos tratamentos para retardar o envelhecimento – como os tensores, antioxidantes e fitohormônios – a grande novidade contra as temidas rugas é a combinação dos tratamentos com a toxina botulínica e preenchedores.
Dependendo da indicação do paciente, o tratamento pode variar desde a recomendação de filtros solares e hidratantes, até a realização de procedimentos estéticos.
Conversei com a dermatologista Paula Marsicano sobre os tratamentos estéticos. Confira:

Priscila – Quais são os tratamentos mais indicados hoje em dia?
Dr. Paula Marsicano – Os tratamentos mais indicados são as técnicas de preenchimento, a aplicação da toxina botulínica e os métodos cirúrgicos de superfície, que podem atuar em conjunto.

Priscila – Quais são os fatores primordiais que um protetor solar deve oferecer?
Dr. Paula Marsicano – O foto protetor ideal deve ter amplo espectro, ou seja, ter boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter certa resistência à água e não manchar a roupa. Eles podem ser físicos e/ou químicos. Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, depositam-se na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes. Já os filtros químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor.

Priscila – O que é a radição UVA e UVB, e o que causam?
Dr. Paula Marsicano – A radiação UVA tem pouca variação de intensidade ao longo do dia; esta penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo envelhecimento e pelo câncer de pele. Já a radiação UVB é mais intensa entre as 10 e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pelo eritema da pele.

Priscila – Quais medidas devem ser tomadas?
Dr. Paula Marsicano – A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:
* Usar chapéus, camisetas e protetores solares;
* Evitar exposição solar e permanecer na sombra entre as 10 e 16 horas (horário de verão);
* Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta; as barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material;
* Usar filtro solar com FPS (fator de proteção solar) no mínimo de 30; e observar a presença de proteção a radiação UVA, com PPD alto (sendo indicado maior ou igual a 12); aplicar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar a cada duas horas ou menos, nas atividades ao ar livre; os filtros podem ser usados a partir dos seis meses de idade;
* Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínino para um exame completo.

Informações: Dr. Paula Marsicano – Médica Dermatologista – Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) – CRM 52815861 | Instagram: @paulamarsicano

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,,

Priscila Honorato
Priscila Honorato
Pricila Honorato é natural de Brasília, graduada em jornalismo. No Brasil, já foi produtora, repórter e assessora de imprensa. Hoje, atua na área de beleza, como maquiadora profissional e designer de sobrancelha, e se mantém antenada a um estilo de vida saudável.
211