DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Tipos de farinhas mais saudáveis

farinhaNos últimos anos, diversos tipos de farinhas surgiram nos mercados, devido ao despertar de muitos para uma vida mais saudável e interesse da indústria alimentícia em atender a essa demanda, incluindo ao grupo de interesses os consumidores com alergias e/ou intolerâncias alimentares.

A farinha mais conhecida é a farinha de trigo por ser, talvez, a mais utilizada no preparo de muitos pratos, mas a mesma não é saudável para o consumo, salvo sua forma integral, que desagrada a muitos devido ao sabor forte deixado nos alimentos.

Segue abaixo alguns exemplos de farinhas existentes nos mercados e sua possível utilização.

1- Farinha de arroz
Temos a versão branca e integral. Ela é amplamente utilizada na culinária para quem tem intolerância ao glúten, pois é uma excelente substituta para a farinha branca e seus derivados. Com ela podemos fazer bolos, tortas, panqucas e waffles. Muitas vezes, dependendo da receita, será necessário utilizar a goma xantana para proporcionar maciez.

2 – Farinha de aveia
A farinha de aveia é maravilhosa, rica em fibras solúveis e também de beta-glucana, substância que auxilia na diminuição de colesterol no sangue. Inclua o ingrediente nas receitas de panquecas, bolos, tortas e até biscoitos!

3 – Farinha de berinjela
A farinha de berinjela tem tantos benefícios quanto o legume in natura! Ela tem uma boa quantidade de fibras que, aliadas ao consumo diário de água, ajudam a dar saciedade e, dependendo da combinação, evitar o pico insulínico. Pode ser combinada com a de trigo ou outra que tenha boa fermentação, para incrementar qualquer receita. Não é responsável pelo emagrecimento, como muitos pensam. Nenhum alimento, sozinho, proporciona o emagrecimento, ou seja, a eliminação de gordura corporal.

4 – Farinha de cevada
A farinha de cevada é riquíssima em fibras e nutrientes importantes para o bom funcionamento do intestino. Os grãos inteiros podem ser usados em pratos salgados, doces e até mesmo no preparo de pães, mas a farinha fica ótima em biscoitos e panquecas. Para quem tem intolerância ao glúten, não é indicado seu consumo, por ser da mesma família que o trigo.

5 – Farinha de chia
As sementes de chia já são conhecidas há um tempo por seus inúmeros benefícios na alimentação. São ricas em nutrientes de ação antioxidante, proteínas e bastante fibras, sendo ótimas para preparar pães, bolos, tortas e incluir nas saladas, iogurtes e vitaminas. Apenas cuidado, pois ela também possui uma boa quantidade de gordura, mesmo sendo gordura boa, que em excesso pode resultar em aumento de peso (gordura corporal).

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,

Poliane Novaes
Poliane Novaes
Poliane Novaes é nutricionista, formada pela Universidade São Judas Tadeu (SP), fitness nutrition coach pela NESTA - Accredited by NCCA/USA e educadora física (bacharel e licenciatura) pela Universidade Nove de Julho (SP). Paulista, atualmente vive em Hallandale Beach, na Flórida.
167