DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Teste gratuito no Dia Nacional contra Aids.

Acontece no dia 27 de junho, em todo o país o Dia Nacional do Teste HIV (National HIV Testing Day). Neste dia, serão realizados exames gratuitamente. No Condado de Broward, a loja Traffic School, localizada no mall do restaurante Feijão com Arroz, vai disponibilizar suas instalações para atender àqueles brasileiros interessados em fazer o teste.

A Aids atinge atualmente 950 mil pessoas no Estados Unidos. A Flórida é, de acordo com as autoridades locais, o terceiro estado com maior número de infectados do País, com mais de 90 mil casos registrados até 2002.

A iniciativa é da médica brasileira Camila Lueneberg, que está em fase de conclusão do curso de mestrado em Sáude Pública pela Flórida International University (FIU), e faz estágio no departamento de saúde de Broward.

A coordenadora do departamento, Jolene Mullins, diz que a iniciativa é fundamental para aproximar a comunidade brasileira do departamento. “Queremos integrar a comunidade brasileira nessa campanha, e até então não sabíamos de que forma chegar até eles. Agora temos essa oportunidade”, afirma Mullins.

Como Funciona – O teste consiste na coleta de fluídos, não necessariamente sangue, e pode ser realizado, inclusive sem a utilização de agulhas. Uma das maneiras que, de acordo com os médicos oferece 99% de precisão, é o exame bucal. É colocado um líquido dentro da boca do paciente durante três minutos. Após isso, é recolhido fluido da mucosa bucal para teste. O resultado é liberado em prazo de quinze dias.

Outra modalidade de exame funciona de forma mais convencional, com uma picada de agulha na ponta do dedo, e coleta do sangue. Neste caso, o resultado é imediato.

Em ambos os casos o resultado é confidencial. Em caso de resultado positivo, o paciente é submetido a um segundo teste para confirmar o resultado.

Mullins ressalta que a detecção da presença do vírus o mais cedo possível permite que o paciente seja tratado adequadamente e tenha uma expectativa de vida maior. “O portador pode conviver décadas com o HIV, se tiver o tratamento adequado. Hoje é possível controlá-la na maioria dos casos”,observa a especialista.

Na maioria dos casos, explica ela, o portador do vírus passa um longo tempo sem fazer o teste por medo de confirmar a doença o que, segundo ela, só agrava a situação. Ela cita como exemplo mulheres grávidas. Segundo ela, em 99% dos casos já é possível evitar a infecção do bebê.

Outro aspecto observado por ela é a falsa crença de que algumas pessoas estariam livres do risco de contrair o vírus HIV por não pertencerem aos chamados grupos de risco. De acordo com Mullins, esse é uma crença equivocada e perigosa. “Não existe grupo de risco. No Brasil as mulheres casadas já são um dos maiores grupos de infectados”, alerta.

Onde fazer o exame:
Dia 27 de junho
Traffic Drive School (Mall do Feijão com Arroz)

Diariamente
North Regional & Paul Hughes
Health Centers
205 NW 6th Av.
Pompano Beach
(954) 788-6140

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223