DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Terremoto seguido de Tsunami fazem 80 vítimas na Indonésia.

Enormes ondas que chegram a atingir cerca de 2m de altura atingiram praias e vilas de pescadores na Indonésia nesta segunda-feira (17), causando a morte de aproximadamente 80 pessoas.

O tsunami ocorreu logo depois de um tremor de 7,7 graus na escala Richter, causando enorme destruição na ilha de Java, centro do país.

Até o momento não há informações sobre possíveis mortes entre estrangeiros, mas um sueco que estava passando férias no país estava sendo tratado por ferimentos em um hospital da região.

De acordo com o Ministério sueco das Relações Exteriores, seus dois filhos, de 5 e 10 anos respectivamente, estão desaparecidos.

Até o momento, uma pessoa morreu na baía Puring, que fica a 100 km em ao leste da ilha, informou Rustriningsih, chefe do distrito local. Outras 19 pessoas estão desaparecidas.

De acordo com a polícia local, o tamanho dos prejuízos causados pelas ondas desta segunda-feira ainda não podem ser calculados.

Várias ruas estão inundadas, sem energia elétrica e telefone. Um número ainda não-determinado de hotéis, restaurantes e casas foram destruídos ou gravemente danificados pelo tremor e pela inundação.

O epicentro do terremoto ocorreu a 48 km de profundidade no oceano Índico e 240 km a sudoeste de Java, balançando prédio altos. O tremor foi sentido também na capital Jacarta. A ilha de Java é uma das áreas de maior densidade demográfica do planeta.

Antes da formação da onda gigante, o Centro Internacional de Informações sobre Tsunamis (ITIC) havia divulgado um alerta de tsunami para a região da Indonésia e da Austrália, que continua em vigor.

Milhares de pessoas fugiram para regiões altas da ilha. Muitas corriam gritando “tsunami, tsunami” e subiam em árvores ou entravam em mesquitas para rezar.

Nesta segunda-feira, uma testemunha relatou ter visto o mar recuar 500 metros na praia meia hora antes de a onda gigante atingir a costa, fenômeno que ocorre antes de um tsunami. “Eu vi os peixes pulando no mar. Em seguida, vi uma onda que parecia uma parede preta”, afirmou.

Em 2004, terremoto de 8,7 graus causou a pior destruição da história em vários países do leste da África e sul da Ásia, entre eles a Indonésia. A tragédia deixou 220 mil mortos.

Em 27 de maio último, um terremoto de 5,9 graus na escala Richter devastou a ilha de Java, matando mais de 5.800 pessoas, mas áreas ao longo da costa sul não foram afetadas.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223