DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Terremoto de 7 graus no Japão mata um e fere mais de 380

Um forte terremoto de 7 graus na escala Richter atingiu neste domingo o sul do Japão, matando uma pessoa e deixando mais de 380 feridos. O potente abalo chegou a gerar um alerta de tsunamis [ondas gigantes], cancelado posteriormente.

Até o momento, mais de 80 réplicas do terremoto já foram registradas, inclusive uma de 4,2 graus na escala Richter. Masahiro Yamamoto, da agência meteorológica, disse que réplicas de até seis graus na escala Richter ainda poderão ser sentidas.

O terremoto ocorreu a cerca de 70 km da costa da ilha de Kiushu, por volta das 10h50 (22h50 de ontem, no horário de Brasília), e seu epicentro foi registrado a nove quilômetros de profundidade no oceano, de acordo com informações da agência de meteorologia do país.

As autoridades chegaram a informar sobre vazamentos de água e gás, assim como apagões. Os serviços ferroviários, inclusive o do trem bala, foram interrompidos depois que o tremor ativou um sistema automático de segurança, segundo informações da rede de TV pública NHK.

Tsunamis

Pouco depois do forte terremoto, a agência de meteorologia informou sobre a possibilidade de formação de ondas de 50 centímetros geradas pela atividade sísmica, e pediu às pessoas próximas à costa que fossem a locais mais altos, como medida de segurança. Um hora após o alerta, a agência informou não haver perigo de um maremoto atingir a região.

Até o momento, apenas uma morte foi registrada pelo terremoto. Uma mulher de 75 anos, atingida por um muro que caiu devido ao tremor, morreu em um hospital na cidade de Fukuoka, de acordo com informações oficiais.

Ao menos 380 se feriram, a maioria na cidade de Fukuoka. Os ferimentos foram causados por quedas de móveis e objetos e vidros que se romperam. Duas pessoas sofreram queimaduras por causa de um fogão que se incendiou. Cerca de mil pessoas forram retiradas de suas casas na cidade e levadas a centros improvisados, por medidas de segurança.

As autoridades de Fukuoka, a cerca de 900 km a sudoeste de Tóquio (capital do Japão), confirmaram 107 feridos, 15 deles em estado grave. Na cidade vizinha de Saga houve dez feridos. Em Okawa, um homem de 56 anos sofreu fraturas depois de tentar pular do segundo andar de sua casa para fugir do perigo. Na mesma região, uma pessoa foi resgatada com vida depois de ter ficado soterrada.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196