DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Terremoto de 5,3 graus na escala Richter atinge sul da Califórnia

Um tremor de terra moderado –de 5,3 graus na escala Richter– atingiu o sul da Califórnia nesta quinta-feira.

O terremoto aconteceu às 14h05 (18h05 de Brasília) e seu epicentro foi localizado na cidade de Yucaipa (126 km ao leste de Los Angeles), na região de Rialto, parte da chamada grande Los Angeles.

Edifícios empresariais tremeram na grande Los Angeles durante o abalo. Segundo um porta-voz do Condado de Los Angeles, não houve registro de feridos ou grandes danos até o momento, embora o tremor tenha sido sentido em uma grande área.

De acordo com John Mancha, porta-voz do corpo de Bombeiros, um terremoto desta magnitude não causa danos de grande importância.

“O único chamado que nós recebemos foi no Condado de São Bernardino, devido a danos pequenos causados por uma janela estilhaçada”, afirmou Eric Lamoureux, porta-voz do escritório do Serviço de Emergências da Califórnia.

Reflexo

Este foi o terceiro abalo sísmico na Califórnia nesta semana. No último domingo (12), um abalo de 5,2 graus atingiu Anza, no condado de Riverside.

Na última terça-feira (14), um segundo tremor –de 7 graus na escala Richter– foi registrado 136 km a oeste da cidade costeira de Crescent City, no norte da Califórnia.

“O tremor de domingo e o de hoje podem estar relacionados”, afirmou Karen Felzer, geofísica do Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) em Pasadena, na Califórnia.

“Sempre que acontece um terremoto, há uma chance de 5% de acontecer um maior”, disse Felzer. “Nós pensávamos que as coisas iriam se acalmar, mas, como nós tivemos muita atividade recentemente, sempre há a possibilidade de novos tremores”.

O Centro de Terremotos do Sul da Califórnia estima que um tremor de grandes proporções com epicentro localizado debaixo de Los Angeles –a maior cidade do Estado– poderia causar cerca de 18 mil mortes e um prejuízo de US$ 250 bilhões aos EUA.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
273