DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

SUVs não são seguras em acidentes

Dúzias de veículos 4×4, caminhonetes e minifurgões apresentam uma proteção considerada baixa ou marginal às lesões do pescoço em acidentes simulados que realizou a indústria dos seguros.

Nos resultados das provas divulgados na terça-feira(3) foi cons-
tatado que vários veículos 4×4 melhoraram as proteções contra lesões cervicais, mas vários fabricantes com grande participação no mercado norte-americano receberam más qualificações, a exemplo da BMW AG, DaimlerChrysler AG, Ford Motor Co., Geral Motors Corp., Nissan Motor Co. e Toyota Motor Corp.

O Instituto de Seguros para a Segurança nas Rodovias considera que os acidentes simulados a 20 milhas por hora demonstraram que muitos veículos grandes não protegeram com efetividade contra lesões no pescoço, o que conduziu a dois milhões de reclamações de seguros anuais, que custaram à indústria ao menos $8,5 milhões.

“No tráfego ao redor das cidades, há mais possibilidades de ocorrer uma colisão traseira do que outro tipo de acidente’’, disse David Zuby, presidente do instituto.

O órgão avaliou 87 modelos atuais de veículos baseando-se nas medidas geométricas dos protetores de cabeça e sua atuação num acidente simulado. Do total, 54 receberam a classificação marginal ou pobre, as duas mais baixas, enquanto 12 a classificação aceitável, a segunda mais alta. Outros 21 automóveis receberam a classificação boa, a melhor de todas.

Vários veículos 4×4 conseguiram algum progresso, uma vez que 17 dos 59 modelos do ano 2007 receberam classificações de primeira ordem. Os autos que tiveram melhor avaliação em 2007 foram: Acura MDX e Acura RDX; Lincoln MKX, Ford Edge e Ford Freestyle; Funda CR-V, Element e Pilot; Hyundai Santa Fé; Jeep Grand Cherokee; Kia Sorento; Land Rover LR3; Mercedes M Class; Mitsubishi Outlander; Subaru B9 Tribeca e Forester, e o Volvo XC90.

Os veículos 4×4 que tiveram resultado baixo nas provas foram: BMW X3 e X5; Buick Rainier, Chevrolet Trail Blazer, GMC Envoy e Isuzu Ascender; Cadillac SRX; Chrysler Pacifica; Dodge Nitro; Ford Explorer e Mercury Mountaineer; Mitsubishi Endeavor; Hummer H3; Hyundai Tucson; Jeep Liberty; Kia Sportage; Lexus GX470 e RX; Nissan Xterra; Saab 9-7X; Suzuki XL7; Toyota 4Runner e Highlander.

Em outras categorias de veículos, o Toyota Tundra de 2007 foi a única caminhonete que recebeu a classificação máxima. Três minifurgões receberam as percentagens mais altas: Ford Freestar, Hyundai Entourage e o Kia Sedona. Os minifurgões que tiveram uma classificação baixa foram: o Buick Sacada, Chevrolet Uplander e Saturn Relay; algumas versões do Chrysler Town & Country e o Dodge Caravan, e também o Toyota Sienna.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153