DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Suspeito admite que cometeu atentado contra Bush na Geórgia

Vladimir Arutiunian, suspeito de ser o autor do falido atentado contra o presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, reconheceu aos médicos que o atendem que lançou a granada que não explodiu em 10 de maio passado na Praça da Independência de Tbilisi, na Geórgia.

O vice-ministro da Saúde da Geórgia, Irakli Guirgobiani, disse à televisão local que Arutiunian, ficou ferido durante sua captura, admitiu à equipe médica que não se arrepende de sua ação e que voltaria a fazê-lo.

Guirgobiani acrescentou que segundo os médicos, Arutiunian foi visitado no hospital por agentes do FBI, a polícia federal americana, a quem insultou em inglês.

O suspeito, cidadão da Geórgia de origem armênia, foi detido na noite de ontem pela forças de segurança georgianas depois de um tiroteio em que morreu um funcionário do serviço de contra-espionagem. Na casa de Arutiunian a polícia encontrou um arsenal de armas.

Na segunda-feira, as forças de segurança da Geórgia ofereceram uma recompensa de US$ 83 mil pela captura do suspeito.

O incidente ofuscou a visita de Bush ao ex-Estado soviético que teve o objetivo de apoiar o governo pró-ocidental do país, que chegou ao poder após uma revolução democrática ocorrida há quase dois anos.

Autoridades americanas disseram à época do episódio envolvendo Bush que a granada só não explodiu por causa de um defeito e que caiu a 30 metros do presidente, que discursava para milhares de pessoas na Praça da Liberdade em Tbilisi.

As autoridades disseram que o artefato poderia ter causado ferimentos graves na maior multidão a ocupar a praça desde a “Revolução Rosa” liderada pelo atual presidente do país, Mikhail Saakashvili.

– O centro antiterrorismo da Geórgia fez um grande trabalho ao lado de nossos colegas americanos durante os últimos meses. Como resultado, conseguimos uma fotografia do suspeito – disse o ministro do Interior.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196