DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Sun vai disponibilizar na Web código-fonte do Solaris

A Sun Microsystems publicará o código-fonte de seu sistema operacional Solaris, usado para acionar grandes centros de computação, na terça-feira, na esperança de que a oferta gratuita do programa vai promover as vendas de seus servidores e serviços de computação.

O código-fonte é a estrutura básica da programação de um software. A decisão da Sun cumpre uma promessa feita por Jonathan Schwartz, vice-presidente de operações da Sun, em um evento da empresa em Xangai, no ano passado.

A Sun, que vem sofrendo há mais tempo do que rivais como IBM, Hewlett-Packard e Dell com o estouro da bolha das telecomunicações e Internet, no começo de 2001, disse que o código-fonte do Solaris, bibliotecas de rede e sistemas, bem como comandos, estarão disponíveis para todos os interessados, gratuitamente, em seu site, a partir desta terça-feira.

Ao tornar o código-fonte do Solaris disponível para todos os criadores de software e para o mercado em geral, a Sun tem por objetivo ampliar o mercado total disponível para os servidores e serviços de computação que fornece.

“Quanto mais pessoas utilizarem Unix, Solaris e Solaris aberto, maiores as oportunidade de vender hardware, infra-estrutura e os serviços necessários para sua implementação”, disse Schwartz em entrevista por telefone.

“A fonte aberta não implica em falta de receita, mas em remoção de barreiras ao crescimento da receita”, acrescentou.

O Solaris é uma das principais versões do sistema operacional Unix, usado em ambientes de computação pesados, como serviços financeiros, controle de tráfego aéreo e outros processos que envolvem grande número de transações.

O Solaris concorre contra o sistema operacional Windows, da Microsoft, contra a versão da IBM para o Unix, conhecida como AIX, e contra o HP-UX, a versão Unix da HP. Também concorre contra o Linux, um sistema operacional distribuído gratuitamente, também baseado no Unix, que pode ser modificado e melhorado por uma grande comunidade de produtores de software autônomos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196