DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

SMS enviados por agentes do ICE assustam indocumentados

Indocumentados alegam ter recebido mensagens de texto pelo celular enviadas por agentes federais de imigração do Immigration Customs Enforcement (ICE) com o intuito de pressionar e obter informações quanto a uma possível deportação.

Segundo a Newsweek, os casos aconteceram em Nova Jersey e Oregon, e em um deles, uma cubana em Newark (NJ) que ultrapassou o tempo de permanência do visto foi procurada por um agente de imigração em sua casa no final de setembro. Como não estava no momento, seu irmão teria passado o seu número de celular. Ela então recebeu uma mensagem de texto de um órgão não governamental chamado “EUA COPS”, onde listava endereço, data e hora para os procedimentos de deportação. A advogada da cubana, Stephanie Isern, disse estar perplexa com a situação porque jamais viu algo parecido. “Qual é a situação das vítimas de fraudes e textos fraudulentos?”, indaga. A advogada descobriu que se tratava realmente de um agente do ICE que estaria enviando as mensagens por iniciativa própria, saindo do procedimento padrão do órgão.

Especialistas em imigração disseram que a “estratégia”, que parece ter começado em setembro, são técnicas fora do padrão das agências para assustar a população já vulnerável e obter informações sobre o status da pessoa. “O método quebra o procedimento operacional de longa data dos agentes federais e parece se tratar de fraudadores ou agentes reais que querem amedrontar os indocumentados”, disse Stephanie Isern, advogada de imigração em Nova Jersey ao jornal Newsweek.

Um outro caso relatado em setembro, um advogado de Portland, chamado John Schlosser, informou que um de seus clientes recebeu mensagens de um oficial do ICE que começou a perguntar sobre informações pessoais, como seu país natal e status de imigração. O homem então contatou o advogado, que verificou a identidade e viu que se tratava realmente de um agente de imigração. O agente assumiu a farsa para obter informações pessoais do imigrante. Nesse caso, o indocumentado teria histórico criminal e já estaria respondendo a um processo para possível deportação.

Em resposta ao fato, a porta-voz do ICE, Yasmeen Pitts O’Keefe, respondeu que o órgão não discute em detalhes técnicas operacionais ou de investigação e que as pessoas devem verificar e entrar em contato com o escritório local de operações de execução e remoção pelo número 1-866-DHS-2-ICE, onde as denúncias sobre fraudes podem ser feitas anonimamente.

Segundo os advogados de imigração citados, o entendimento na comunidade legal é que o ICE não entra em contato com clientes por meio de SMS, especialmente se o imigrante nunca foi chamado oficialmente a se apresentar em alguma agência. “O agente citado no caso acima supostamente tentou assustar o imigrante indocumentado, que recentemente foi condenado por um delito, dizendo-lhe que o presidente Donald Trump estava pensando em mudar os procedimentos de imigração e instou-o a se entregar no início. É uma tática de susto”, apontou Schlosser. “A política oficial é que eles não fazem isso, mas as táticas mudam”, salientou.

Em resposta ao fato, a porta-voz do ICE, Yasmeen Pitts O’Keefe, respondeu que o órgão não discute em detalhes técnicas operacionais ou de investigação e que as pessoas devem verificar e entrar em contato com o escritório local de operações de execução e remoção pelo número 1-866-DHS-2-ICE, onde as denúncias sobre fraudes podem ser anônimas.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
220