DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Senado cria CPI para apurar migração ilegal de brasileiros para os EUA

Os problemas dos brasileiros que tentam chegar aos Estados Unidos e a outros países serão analisados por uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI), criada nesta quinta-feira no Congresso. Deputados e senadores vão investigar os crimes que envolvem a migração e estudar providências para assegurar direitos aos brasileiros que vivem no exterior.

Os autores do pedido de CPI são o senador Hélio Costa (PMDB-MG) e o deputado João Magno (PT-MG). Para começar a funcionar, a comissão depende agora da indicação dos integrantes pelos líderes. Segundo Costa, o objetivo da CPI é apurar detalhadamente como funciona o esquema de aliciamento, tráfico de pessoas, falsificação de documentos e passaportes.

O senador calcula que haja pelo menos 10 mil brasileiros presos ou notificados nos EUA. Alguns deles foram pegos ainda em território mexicano, o que, para o senador, é uma antecipação indevida a um suposto crime.

– O Brasil possui um acordo com o México, e não há necessidade de visto para brasileiros nesse país, portanto, não se justifica essas prisões apenas sob a alegação de que o brasileiro tentaria ultrapassar a fronteira – afirmou.

O senador informou que hoje há uma máfia organizada para aliciar jovens, inclusive menores, com forte atuação em Minas, Goiás e Rondônia. Muitos desses jovens, disse, são levados à prostituição, nas mãos dos “coiotes”, iludidos com a promessa de uma vida melhor. Costa tenta instalar a CPI desde o ano passado, mas desistiu por causa das eleições municipais.

Em janeiro de 2004, ele esteve em prisões americanas visitando brasileiros. Depois de negociações com o Departamento de Estado, mil presos foram liberados e voltaram ao Brasil. Agora, admite Costa, a novela “América”, da Rede Globo, que trata exatamente dos percalços dos emigrantes brasileiros, deu maior visibilidade ao assunto.

De acordo com Costa, a ONG Organização Internacional de Migrações calcula que cerca de 5 milhões de pessoas por ano se movimentem pelo mundo ilegalmente entre países. As remessas legais de dinheiro dos Estados Unidos para a América Latinajá somam US$ 45 bilhões. Só para o Brasil, disse Costa, são US$ 5,8 bilhões.

– Estima-se que 2,8 milhões de brasileiros estejam nos Estados Unidos – disse o senador.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223