DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Saiba por que todo imigrante trabalhador deve declarar imposto

As dúvidas mais comuns entre membros da comunidade imigrante são sobre quais documentos tirar enquanto indocumentado e como proceder com relação ao imposto de renda no país. Imigrante indocumentado pode tirar o ITIN Number? O que pode ser abatido no imposto de renda? Quais os benefícios de fazer a declaração?

Em entrevista ao GAZETA, o contador brasileiro Francisco Pessoa esclarece esses e mais alguns pontos importantes. Vale lembrar que o prazo para fazer a declaração é 15 de março para pessoa jurídica e 15 de abril para pessoa física.

Gazeta News – Imigrantes indocumentados podem fazer o ITIN Number? Eles devem declarar imposto de renda?

Francisco Pessoa – Não só podem como devem. Se você está aqui ilegalmente ou fora de status, como se fala, e trabalhando, você tem um problema com a imigração por estar fora de status. E se você está trabalhando e não está declarando seus impostos, você tem um problema com o US, então você tem dois problemas. Inclusive, supõe-se que haja uma anistia, e em todos os projetos de anistia, uma das exigências vai ser que o imigrante tenha as declarações, não sei exatamente de quantos anos, mas de uns cinco anos anteriores. Acho importantíssimo que a declaração seja feita, independente do status legal.

GN- Quais as compras do dia a dia favorecem no abatimento do imposto de renda da pessoa física?

FP – Se a pessoa física trabalha como autônoma, ela pode abater algumas despesas desde que estejam de acordo com o business, ou seja, despesas de automóvel, milhagem. Ou por exemplo, se trabalha com construção, as ferramentas e equipamentos que estejam relacionados com o negócio, o material de escritório, etc. Até mesmo jantares ou almoços de negócios podem ser abatidos 50%.

GN – Quais os benefícios para quem paga o imposto de renda?

FP- Os benefícios são: se a pessoa estiver pagando o Social Security para aposentadoria, ela terá o Medicare, que é um benefício de seguro saúde da aposentadoria. Qualquer pessoa que venha a trabalhar aqui nos Estados Unidos, depois de dez anos, no mínimo, já tem direito a ter uma aposentadoria e o valor vai depender de acordo com a média, que seria dos últimos 35 anos. Além desses, têm os benefícios indiretos como a saúde, educação gratuita e a segurança da polícia, que são benefícios que vêm dos impostos que contribuímos.

GN – É possível adiar a declaração do imposto de renda?

F P- Sim, sem problema nenhum. A declaração pode ser adiada automaticamente, desde que seja feito o pedido. Para pessoa física o prazo é de 15 de abril até 15 de outubro e para pessoa jurídica de 15 de março podendo ser prorrogada até 15 de setembro.

Entrevista: Emily Sany

Colaboração: Arlaine Castro

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
154