DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Saiba por que todo imigrante trabalhador deve declarar imposto

As dúvidas mais comuns entre membros da comunidade imigrante são sobre quais documentos tirar enquanto indocumentado e como proceder com relação ao imposto de renda no país. Imigrante indocumentado pode tirar o ITIN Number? O que pode ser abatido no imposto de renda? Quais os benefícios de fazer a declaração?

Em entrevista ao GAZETA, o contador brasileiro Francisco Pessoa esclarece esses e mais alguns pontos importantes. Vale lembrar que o prazo para fazer a declaração é 15 de março para pessoa jurídica e 15 de abril para pessoa física.

Gazeta News – Imigrantes indocumentados podem fazer o ITIN Number? Eles devem declarar imposto de renda?

Francisco Pessoa – Não só podem como devem. Se você está aqui ilegalmente ou fora de status, como se fala, e trabalhando, você tem um problema com a imigração por estar fora de status. E se você está trabalhando e não está declarando seus impostos, você tem um problema com o US, então você tem dois problemas. Inclusive, supõe-se que haja uma anistia, e em todos os projetos de anistia, uma das exigências vai ser que o imigrante tenha as declarações, não sei exatamente de quantos anos, mas de uns cinco anos anteriores. Acho importantíssimo que a declaração seja feita, independente do status legal.

GN- Quais as compras do dia a dia favorecem no abatimento do imposto de renda da pessoa física?

FP – Se a pessoa física trabalha como autônoma, ela pode abater algumas despesas desde que estejam de acordo com o business, ou seja, despesas de automóvel, milhagem. Ou por exemplo, se trabalha com construção, as ferramentas e equipamentos que estejam relacionados com o negócio, o material de escritório, etc. Até mesmo jantares ou almoços de negócios podem ser abatidos 50%.

GN – Quais os benefícios para quem paga o imposto de renda?

FP- Os benefícios são: se a pessoa estiver pagando o Social Security para aposentadoria, ela terá o Medicare, que é um benefício de seguro saúde da aposentadoria. Qualquer pessoa que venha a trabalhar aqui nos Estados Unidos, depois de dez anos, no mínimo, já tem direito a ter uma aposentadoria e o valor vai depender de acordo com a média, que seria dos últimos 35 anos. Além desses, têm os benefícios indiretos como a saúde, educação gratuita e a segurança da polícia, que são benefícios que vêm dos impostos que contribuímos.

GN – É possível adiar a declaração do imposto de renda?

F P- Sim, sem problema nenhum. A declaração pode ser adiada automaticamente, desde que seja feito o pedido. Para pessoa física o prazo é de 15 de abril até 15 de outubro e para pessoa jurídica de 15 de março podendo ser prorrogada até 15 de setembro.

Entrevista: Emily Sany

Colaboração: Arlaine Castro

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Gazeta News
Gazeta News
198