DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Saiba como sair do vermelho.

Embora as características do sistema de crédito do Brasil e dos EUA sejam bastante diferentes, o hábito de gastar mais do que se ganha pode trazer sérias complicações e tirar o sono de muita gente. Se chegar ao final do mês ( ou da semana) com dinheiro parece impossível para você, é preciso rever o orçamento e planejar seus gastos e ganhos de maneira mais equilibrada, para que você não seja engolido pelas dívidas e acabe perdendo o crédito, ou ficando com o crédito ruim.

Confira abaixo algumas dicas práticas de especialistas em orçamento e saiba como viver bem sem perder o sono (ou o crédito):

Planeje tudo – O primeiro passo para sair do vermelho é organizar suas finanças. Registre, com o máximo de detalhamento possível, todas as fontes de renda e todas as despesas do mês. Não se esqueça dos pequenos gastos que, juntos, podem acabar com seu orçamento.
Classifique as dívidas em fixas (condomínio, mensalidade escolar, plano de saúde etc), semifixas (supermercado, contas de luz, água e telefone, entre outras) e variáveis (roupas, calçados, restaurante, viagens, cinema, tarifa bancária etc).

Os principais benefícios de um planejamento é que ele ajuda a evitar novas dívidas e a estruturar o orçamento para compras futuras. Sempre deve haver pelo menos 10% da receita líquida sobrando para imprevistos e emergências.

Poupe mais e gaste menos – Atualmente, as ofertas de produtos e de crédito estão cada vez mais atraentes. No entanto, não se deixe levar pelas parcelas pequenas, que parecem nem pesar no orçamento. As taxas de juros relativamente baixas também costumam enganar bastante. Considere sempre o total dos gastos e não o valor das parcelas.

• Mude seus hábitos – Não ande com seus cartões de crédito na carteira, para evitar compras por impulso. O crédito rotativo do cartão deve ser evitado, por conta de seus juros altíssimos.
• Evite comer fora de casa ou gastar muito com roupas e produtos supérfluos.
• Vá ao supermercado sem fome e leve uma lista. Observe atentamente as ofertas e não se deixe seduzir por elas.
• No caso de existirem muitas dívidas, é preciso cortar gastos de qualquer maneira.

Principais erros cometidos pelos jovens na gestão de suas finanças

Entrar na faculdade é um momento muito especial para qualquer jovem. Além da realização pessoal e familiar, é chegada a hora de experimentar um mundo novo, onde é possível ser mais independente, principalmente quando o ingresso na universidade exige que o jovem vá morar longe dos pais.

Se, por um lado, esta liberdade traz maturidade e experiência ao estudante, por outro pode levá-lo a cometer erros, especialmente quanto às suas decisões financeiras. Mesmo que errar seja uma forma válida de aprendizado, quando o assunto é dinheiro, são poucas as pessoas que estão dispostas a “pagar do próprio bolso” pelos enganos cometidos.

Pensando nisso, a InfoMoney elaborou uma lista dos erros mais comuns cometidos por jovens universitários em relação à gestão do seu dinheiro. Veja a seguir:

Gastar mais do que pode por influência de amigos

Pensando nisso, mesmo que já trabalhe e não dependa dos seus pais, você não deve viver além da sua realidade financeira. Aprenda a conviver com o que tem, e não deseje coisas só porque seus amigos acreditam que são importantes. Ter personalidade é fundamental para uma vida universitária saudável.

Não pesquisar preços

Por preguiça ou falta de tempo, são poucos os estudantes que efetivamente pesquisam o preço dos produtos e serviços que pretendem contratar. Alguns bancos, por exemplo, adotam uma estratégia de preços mais agressiva para atrair jovens correntistas, mas às vezes as ofertas e descontos não se aplicam aos produtos que você efetivamente utiliza.

O banco escolhido não deve ser apenas o mais conveniente, mas também aquele que oferece a cesta de produtos que você precisa a um preço menor.

Não controlar conta corrente

Por mais que controlar o saldo da conta corrente seja uma tarefa que você considera chata, ela pode lhe economizar algum dinheiro se, através do melhor controle do seu saldo, você evitar exceder o limite e pagar multas ou taxas por isso.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223