DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Rosana Brasil: Ferrugem na alma

Share

Em culturas antigas, nas quais o rei era visto como entidade divina, o povo associava os acontecimentos com a divindade soberana. Se tudo estava bem, o rei era maravilhoso; todavia, em caso de seca, por exemplo, o rei era responsabilizado pela miséria infringida aos súditos, e o resultado de alguns destes cenários era morte do monarca, esperando-se, assim, restabelecer-se retorno da ordem e prosperidade para população. “Tempos ruins, o Rei deve ser mal, matem-no”.

Este é um exemplo que reflete nossa dificuldade em reconhecer a nossa contribuição e o nosso desejo em culpar e buscar um responsável pelas mazelas que nos afligem. Outras sensações de sofrimento que acompanham o sentimentos de busca de um culpado pelo que nos aflige incluem: raiva, orgulho, egoísmo e a falta de compreensão e de perdão. Estes sentimentos negativos dominam nosso coração e nossa mente, e como não poderia deixar de ser, corroem lentamente nossa alma e a nossa boa disposição para solucionar os problemas normais que nos afligem.

Vejamos, por exemplo, a seguinte fabula:

Vera entrou em casa cheia de raiva.
— Não suporto mais a Carla, mamãe! Tudo que eu quero fazer ela não aceita.
— Mas vocês sempre foram tão amigas, Verinha! Tenha paciência, filha.
— Não, mamãe, chega! Não falo mais com a Carla. Não vou perdoá-la nunca!
Vendo o sofrimento da filha, a mãe levou-a até o quintal e mostrou-lhe a bicicleta que ela não mais usava.
— Veja, filha! Sua bicicleta está começando a ficar com ferrugem!
— O que é ferrugem, mamãe?
Ferrugem é uma substância que corrói o ferro, estragando-o.
— E como faço para tirar a ferrugem, mamãe?
— É preciso limpar bem a bicicleta.
A mãe, aproveitando o momento, explicou:
— Vera, você sabe que a ferrugem também ataca a alma? Quando deixamos que sentimentos negativos dominem nosso coração e nossa mente, é como ferrugem na alma! A falta do perdão é um deles, que ataca nosso íntimo, corroendo nossa boa disposição.
— E qual é o produto que limpa essa ferrugem da alma ?
— É o amor, filha. Só o amor pode modificar nossos sentimentos. Através da compreensão, do perdão, da generosidade, retira a ferrugem da nossa alma, fazendo com que possamos brilhar de novo.
A filha mostrou que tinha entendido e disse à mãe que ia à casa da sua amiga Carla pedir desculpas.

Destarte, quando deixamos que sentimentos negativos dominem nosso coração e nossa mente, é como ferrugem na alma! A falta do perdão a si mesmo e aos outros é como ferrugem, que ataca nosso íntimo corroendo lentamente nossa boa disposição e levando muitos ao ponto de se achar não valer a pena continuar vivendo ou tentando melhorar. Suicídio é como aceitar ser corroído pela ferrugem, e aceitar a personificação do “rei mau”, que deve ser morto para os súditos voltarem a prosperar.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,

Rosana Brasil
Rosana Brasil
Rosana Brasil é terapeuta de Matrimônio e Família, formada pela Universidade Católica St. Thomas, em Miami. Trabalha ajudando indivíduos e famílias a reconstruírem suas histórias de vida de maneira positiva e criativa.
488