DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Rosana Brasil: Alcoolismo na família

O alcoolismo não atinge unicamente as pessoas dependentes do álcool, mas tem, também, repercussões na família, no seu conjunto, nas relações profissionais e privadas, assim como na sociedade em geral. Mas há, no entanto, soluções que poderão ajudar os alcoólicos e as suas famílias reencontrar a esperança. O processo de resolução deste problema é constituído por três etapas:

– Informação sobre o alcoolismo;
– Conhecimento e compreensão do papel de cada um no seio da família com problemas ligados ao álcool;
– Procura de ajuda por si próprio e restantes membros da família.

O alcoolismo é caracterizado por uma dependência do álcool (etanol), do ponto de vista físico e psíquico. O indivíduo dependente perdeu a liberdade de se abster no consumo de bebidas alcoólicas, não conseguindo controlar o seu consumo; a necessidade de beber ocupa os seus pensamentos, modificando o seu comportamento. Os membros da sua família são, particularmente, atingidos no plano afectivo, sentindo-se tão desamparados como o alcoólico.

A dependência atinge toda a família, divide-a e a isola do resto do mundo. Os sentimentos, os pensamentos e os comportamentos de cada membro da família são dirigidos para o consumo de bebidas alcoólicas pelo familiar dependente. O alcoolismo é, portanto, mais que um problema individual, na medida em que atinge a família no seu conjunto. O alcoolismo afeta qualquer pessoa, qualquer que seja o status social, familiar ou econômico.

Existem numerosos organismos de aconselhamento e grupos de autoajuda que podem acompanhar e aconselhar o alcoólico e a família:

– Grupos de Autojuda: www.al-anon.alateen.org e www.aa.org

Estes grupos são compostos por pessoas que vivem ou viveram o mesmo problema, ou seja, alcoolismo na família. Tais grupos dirigem-se não só aos familiares de alcoólicos, mas também a pessoas que crescem numa família alcoólica, sofrendo por isso as respectivas consequências. Estes grupos oferecem um clima de confiança, calor humano, apoio para ultrapassar os problemas do álcool no seio familiar, facilitando também as trocas de experiência.

– Serviços especializados: Estes serviços oferecem a possibilidade de discutir a sós ou com a família este tipo de problema. Encontraremos o endereço destes serviços na lista telefônica de cada cidade. Estes serviços diferem uns dos outros, por vezes conforme a região. O objetivo de todos os tratamentos é o mesmo: aprender a assumir e a resolver os seus próprios problemas sem recorrer ao álcool.

– Médico de Famíli: O médico de família pode dar informações necessárias sobre o alcoolismo, falando com o seu paciente e procurando soluções realistas. Pode, de acordo com as necessidades, propor locais de tratamento especializados.

É com a ajuda e suporte de pessoas exteriores à família, com muita paciência, compreensão e perseverança recíproca, que o alcoólico e a sua família tomam consciência dos seus problemas pessoais e das suas necessidades.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Rosana Brasil
Rosana Brasil
Rosana Brasil é terapeuta de Matrimônio e Família, formada pela Universidade Católica St. Thomas, em Miami. Trabalha ajudando indivíduos e famílias a reconstruírem suas histórias de vida de maneira positiva e criativa.
225