DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Robô vai estacionar carros em NY

Deixar o carro nas mãos do manobrista já parece um pouco arriscado às vezes, imagine então colocá-lo nas “mãos ” de uma garagem totalmente automatizada, operada apenas por máquinas e robôs. No próximo mês a primeira garagem desse tipo abre em Nova York. A tecnologia tem um bom histórico em outros países, mas a única outra garagem do tipo nos Estados Unidos teve diversos problemas, derrubando veículos e deixando-os presos devido a problemas técnicos.

Apesar disso, os donos da garagem, que será aberta no bairro Chinatown, estão confiantes na tecnologia e contam com espaço para 67 carros no subsolo do prédio, que abrigaria originalmente somente 24. O espaço extra foi conseguido removendo a rampa e espaços para manobra normalmente requeridos.

Ao contrário do que se possa pensar, um robô humanóide não vai entrar no carro para estacioná-lo — a própria garagem faz isso. O motorista pára em uma superfície e sai do carro, não antes de ser avisado por sensores que percebem se os passageiros já saíram do veículo e se ele está bem posicionado. O carro então é rebaixado até o fundo da garagem e transportado para sua vaga por um aparelho controlado por computadores, semelhante a um elevador que também anda para os lados. Não há nenhuma supervisão humana, mas um atendente estará a disposição para aceitar o dinheiro e explicar o sistema para os desconcertados humanos.

Segundo Ari Milstein, diretor de planejamento da Automotion Parking Systems, subsidiária nos EUA da alemã Stolzer Parkhaus, os preços serão competitivos para os padrões locais –- cerca de US$ 400 por mês e US$ 25 por dia. A Parkhaus construiu diversas garagens automáticas em outro países, e também uma em um prédio residencial em Washington.

A garagem está equipada com diversos sensores e laser. Às vezes, é necessário um remanejamento das vagas para retirar ou colocar mais veículos. O software percebe isso, e tudo é feito pelos robôs. Os sensores também garantem que o carro chegue na posição certa quando o motorista volta para buscá-lo.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
164