DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Revelado o peso de Ronaldo.

Dortmund (Alemanha) — O segredo que a comissão técnica guardava com todo o cuidado foi finalmente revelado nesta quarta-feira(21) pelo preparador físico Moraci Sant’Anna. Em meio a uma pergunta sobre as condições físicas de Ronaldo, Moraci elogiou a evolução física do atacante e disse que o peso dele está praticamente dentro do ideal. “Ele tem 90,5kg, e o ideal é 90kg”, afirmou.

O próprio preparador ressaltou que é comum a variação de meio a um quilo no atleta. Não quis dizer, porém, quanto o jogador do Real Madrid tinha quando iniciou a preparação em Weggis, Suíça.

A polêmica sobre o peso do astro vem desde a Copa de 2002. Há quem afirme que ele tinha entre 82kg, como nos registros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e 86kg, assumidos pelo próprio jogador, na época. O que fica claro, porém, é que o peso atual, com ou sem o meio quilo a mais, está muito distante de ser considerado o ideal para um jogador de 1,83m.

Apesar de destacar a melhora do Fenômeno, Moraci admitiu que ele ainda está longe da média do restante do grupo. “O Ronaldo veio de uma lesão muscular. Só tinha condição de fazer corrida, e passou a fazer trabalho de velocidade há uns 10 dias, na sala de musculação”, explicou. “Quando ele chegou, estava sem confiança na musculatura, sentia-a muito presa. Por isso, atrasou um pouco nosso trabalho. Ficamos esperando ele adquirir confiança. O trabalho que tem feito é mais específico para ele, de explosão.”

Moraci até se antecipou e já escalou Ronaldo na partida de hoje. “A gente sente que ele melhorou bastante, está suportando uma carga muito forte e a cada jogo vai evoluir”, disse. “Amanhã (hoje), deve dar uma resposta melhor do que na última partida, e a tendência é isso continuar, principalmente porque ele precisa de ritmo de jogo.”

A pista do preparador físico já tinha sido antecipada pelo próprio Parreira. O técnico praticamente escalou o Fenômeno. “Existe a possibilidade de Ronaldo jogar para adquirir ritmo. Vai ser analisada”, garantiu. O atacante, assim como Robinho, Cafu e Emerson, está pendurado com um cartão amarelo, o que poderia servir de desculpa para vetá-lo — o segundo deixa o jogador fora das oitavas-de-final. “É sempre um risco. Mas se entrarem e tomarem cartão não será o fim do mundo. O Brasil tem jogadores para substituí-los”, argumentou Parreira.

Oportunidade
Sobre o atacante Robinho, que boa parte da torcida quer ver como titular, na vaga de Ronaldo, Parreira disse que ele mostrou seu valor na Copa das Confederações, em 2005 (a Seleção venceu a Argentina por 4 x 1, na final) e que o desempenho do ex-santista naquele torneio será levado em conta em futuras oportunidades. “A competição (copa do mundo) vai determinar como vou usá-lo. Se começando, se durante a partida. Ele será analisado pelo o que fez antes, não por agora.”

Cotado para deixar o time, pelo menos hoje, o volante Emerson procurou se mostrar tranqüilo com a possibilidade de esquentar o banco. “Eu não estou tenso por não saber a escalação. Até porque somos 23 jogadores e todos estão preparados. Tem também alguns que tomaram cartão. O professor é quem vai decidir”, minimizou. “Talvez, os que estejam na expectativa de entrar possam ter alguma ansiedade. Faz parte. Neste jogo e nos outros, quem está no banco pode jogar. Eu fico muito tranqüilo.”

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
222