DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Relatório do Banco Mundial aponta 13 cidades brasileiras com a maior facilidade para fazer negócios.

De um total de 13 cidades brasileiras, Brasília é onde os empreendedores encontram mais facilidades para fazer negócios e atividades empresariais. A conclusão está no relatório Doing Business no Brasil, elaborado pelo Banco Mundial (Bird) e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC). O estudo foi elaborado com base em cinco indicadores: abertura de uma empresa, registro de propriedade, obtenção de crédito, tributação e cumprimento de contratos.

De acordo com o diretor do MBC, Cláudio Gastal, considerando o conjunto dos indicadores, Brasília ocupa o primeiro lugar do ranking por ser a cidade em que “a burocracia para abrir e tocar um negócio é menor”, mesmo sendo a sede do Poder Executivo brasileiro.

“Na verdade, você tem que abstrair a questão de Brasília como governo federal, analisamos Brasília como o Distrito Federal, ou seja, o governo distrital, as suas estruturas em termos de ambiente de negócios. Você tem que ver Brasília com dois olhos, tanto a questão da burocracia em termos de governo federal, mas também você tem a questão do DF”.

Depois de Brasília, aparecem Manaus e Belo Horizonte. Em seguida, vêm Porto Velho, São Luis, Porto Alegre, Campo Grande, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, São Paulo e Cuiabá. Por último, está Fortaleza, onde as dificuldades para obtenção de crédito e execução do contrato são maiores, segundo Gastal.

De acordo com o diretor, cidades como Porto Velho, São Luis e Campo Grande aparecem mais bem colocadas em relação ao Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, devido a fatores como o tamanho da população. “Porto Velho tem uma relação populacional bem mais baixa que São Paulo e Rio de Janeiro. Isso facilita, muitas vezes, o acesso aos trâmites burocráticos”, explica.

O diretor salientou que os dados de São Paulo são referentes ao ano passado, quando foi divulgado um relatório mundial sobre 150 países.

Nesse estudo, que analisou apenas dados relacionados à capital paulista, o Brasil aparece na 119ª posição, no ranking de países onde é mais fácil a realização de negócios.

Agência Brasil

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223