DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Rainier será enterrado ao lado do corpo de Grace Kelly em catedral

O Principado de Mônaco encerrou nesta sexta-feira a cerimônia fúnebre do príncipe Rainier 3º, morto no último dia 6 vítima de complicações broncopulmonares e renais. O corpo do príncipe ficará enterrado ao lado do de sua mulher, a atriz Grace Kelly.

O enterro está previsto para esta tarde, e apenas os familiares estarão presentes. O horário ainda não foi divulgado.

Na manhã desta sexta-feira, uma missa em homenagem ao príncipe foi realizada na catedral de Mônaco. Cerca de 60 representantes de diferentes países de todo o mundo estiveram presentes à celebração, além dos filhos [Caroline, Albert e Stéphanie] e netos do príncipe.

O príncipe de Mônaco, Rainier 3º

Estiveram presentes os reis Juan Carlos 1º, da Espanha, Carlos Gustavo 16º, da Suécia, o príncipe Andrew (Duque de York, e irmão do príncipe Charles), da Inglaterra, e o presidente francês, Jacques Chirac.

O príncipe será enterrado na catedral Montecarlo, local onde está o corpo da atriz Grace Kelly, que se casou com Rainier em 1956, e morreu em um acidente de carro em 1982.

Dez membros da guarda real de Mônaco levaram o caixão –coberto pela bandeira de Mônaco, branca e vermelha– do palácio até a catedral do principado. Nas ruas, fileiras de pessoas se aglomeravam para acompanhar o funeral do príncipe, que esteve no comando do país por 56 anos.

Atendendo a uma determinação das autoridades locais, estão fechadas todas as lojas comerciais do principado, onde foram aplicadas severas medidas de segurança, garantida por mais de 1.800 homens.

No cortejo também seguiu oficialmente o cachorro do príncipe, Odin, que lhe foi dado como presente quando seu reinado completou 50 anos.

Morte

O príncipe de Mônaco morreu aos 81 anos em decorrência de complicações broncopulmonares e renais. Ele foi internado no Centro Cardiotorácico de Mônaco em 7 de março de último e, 15 dias depois, foi transferido para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital.

No momento de sua morte, o príncipe Albert estava com o pai. Ele havia sido chamado meia hora antes, e avisado pelos médicos que Rainier teria pouco tempo de vida.

O corpo do príncipe ficou por nove dias no palácio, onde os monegascos puderam render suas últimas homenagens ao monarca, segundo a tradição do principado.

Dinastia Grimaldi

Rainier era membro da dinastia Grimaldi, no comando de Mônaco há mais de 700 anos. Ele assumiu o trono no lugar de seu avô, o príncipe Louis 2º, em 9 de maio de 1949.

O príncipe realizou uma reforma na Constituição, que passou a vigorar em 1962. Com tal reforma, ele reduziu o poder da monarquia e criou uma assembléia, eleita pelo povo.

Rainier buscou reduzir a dependência econômica de Mônaco sobre o turismo, tornando o principado um “paraíso fiscal”, o que levou dezenas de bancos e instituições financeiras a país. Os negócios imobiliários também se tornaram uma atividade lucrativa.

Em 18 de abril de 1956, Rainier se casou com Grace-Patricia Kelly. Do casamento, nasceram Caroline [23 de janeiro de 1957], Albert [14 de março de 1958] e Stephanie [1º de fevereiro de 1965].

Diva do diretor Alfred Hitchcok, norte-americana e católica, Grace Kelly filmou no principado “Ladrão de Casaca” (1954), com Cary Grant, e, no ano seguinte, durante o festival de Cannes, apaixonou-se por Rainier.

Em 31 de março, o filho do casal tomou posse como príncipe-regente do trono do país, e ainda não há confirmação sobre a data da cerimônia oficial de sua posse.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196