DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Proposta de Bush para o Iraque não convence, diz pesquisa

A maioria dos norte-americanos tem pouca confiança no governo do Iraque e não acredita que um aumento da presença militar dos EUA melhore a situação no país árabe, segundo pesquisa publicada nesta terça-feira (16/1) pelo jornal USA Today.

O instituto Gallup entrevistou 1.003 adultos no fim de semana para medir o impacto do discurso no qual o presidente George W. Bush anunciou a intenção de que enviar mais 21.500 soldados ao Iraque, onde outros 132 mil permanecem quase quatro anos após a invasão liderada pelos EUA.

“O discurso do presidente não teve impacto no apoio da opinião pública a seu plano de aumentar as tropas no Iraque, e deixou os americanos mais pessimistas acerca do resultado provável da guerra”, afirmou o jornal.

Mais de 60% dos entrevistados apoiaram a idéia de que o Congresso aprove uma resolução, sem cumprimento obrigatório, que expresse oposição ao plano de Bush de enviar mais soldados.

A idéia de enviar mais soldados ao Iraque teve um pouco mais de apoio depois do discurso, segundo a pesquisa, passando de 36% para 38% dos entrevistados.

Aumentou quatro pontos, de 25% para 29%, a proporção dos entrevistados que, após o discurso de Bush, consideram que o presidente tem um plano claro para o Iraque.

Mais de dois terços se opõem ao plano de Bush de destinar mais US$ 1 bilhão em ajuda econômica ao Iraque.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
244