DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Press Award 2007: Os destaques do ano

Criado em 1997 pelo jornalista Carlos Borges, o Brazilian International Press Award chega este ano à sua décima edi-ção premiando as maiores expressões brasileiras nos Estados Unidos no mundo das artes, cultura, empresarial, ação comunitária e filantrópica.

Este ano, a noite de entrega dos prêmios acontecerá em 14 de abril no teatro Parker Playhouse, em Fort Lauderdale, em uma noite oferecida exclusivamente para convidados da Flórida, de diversos estados norte-americanos, e de países representados no Focus Brasil 2007 – II Congresso Internacional de Cultura & Media, evento que acontece nos dias 13 e 14 de abril no Broward Center.
Na mesma noite, serão premiadas as categorias Arte, Cultura, Comunidade, Imprensa e Publicidade, além dos prêmios de Mérito Comunitário e os “Lifetime Achievement Awards” em Business, Música e Literatura. Nesta mesma noite, cantores brasileiros já premiados ou indicados ao Press Award estarão cantando os grandes sucessos de Roberto Menescal, um dos “pais” da Bossa Nova.
O elenco de artistas está confirmado: Ramatis Moraes Trio, Eduardo Mendonça, Beatriz Malnic, Márcio Mendes, Rose Max, José Paulo, Brazilian Voices e Brazarte Dance Company, que mais uma vez fará a abertura.
No dia 15 de abril, no mesmo teatro, a partir das 7:30 PM, serão entregues os prêmios das categorias de Música e em seguida haverá o show-celebração com Roberto Menescal & Trio, tendo a nova sensação da Bossa Nova, Cris Delanno, como convidada especial.
100 convites para a cerimônia/show de premiação do dia 14, serão distribuídos gratuitamente aos visitantes do site oficial do Press Award – www.pressaward.com .
O idealizador e organizador do evento, Carlos Borges, considera que após 10 anos, o Brazilian International Press Award atingiu a sua maturidade, e superou suas expectativas.

ENTREVISTA

Gazeta – Que contribuição você acredita que o Press Award ofereceu ao longo destes 10 anos à imagem do Brasil e de seu povo nos EUA?
Carlos Borges – Acredito que a imagem brasileira nos EUA mudou substancialmente por causa da própria comunidade. O Press Award é apenas um dos elmentos que contribuíram para isso. Acabou aquela idéia de que o Braisl é Copacabana e selva Amazônica, de que é país folclórico composto por sambistas, e jogadores de futebol. Empresas como a Embraer, a TAM, valores como a música brasileira, a Bossa Nova, são elementos que através de toda essa movimetação cultural que só comunidade brasileira tem, fazem de nós uma comunidade muito rica.
Eu imaginava poder contribuir, mas não imaginava que a premiação pudesse ganhar o prestígio e o vulto que ela ganhou. O Press Award nunca foi o prêmio dos me-
lhores, sempre foi o prêmio de destaques em determinadas áreas de atuação. E me sinto realizado de ver que ele virou referência para quem trabalha com cultura e com a imagem brasileira no exterior.

G – Como um jornalista brasileiro vivendo e trabalhando nos EUA, que iniciativas você entende que ainda sejam necessárias para melhorar esta imagem e para integrar mais a comunidade brasileira?
CB – Acho que a comunidade brasileira tem que aproveitar este momento de superação da síndrome da transitoriedade, que era um grande problema. Já superamos isso e temos uma parcela considerável morando nos EUA , criando filhos. Essa realidade tem que gerar associações representativas, a exemplo da Associação Brasileira de Imprensa Internacional, que temos como sonho que se torne realidade este ano. Precisamos existir dentro das câmaras de vereadores, dos governos para que toda vez que surja um programa que beneficie a comunidade hispanica, haitiana, lembrem-se que existe um comunidade brasileira, que fala português e que precisa ser vista de maneira própria. Isso já foi feito na área educacional em Broward. O caminho representatividade política é muito importante.

G – Nestes 10 anos à frente do Press Award, do que é que você mais se orgulha?
CB – Me orgulho de conseguir reunir as pessoas e desmentir a idéia falsa de que o brasileiro não consegue se unir. O Press Award é uma prova disso. Pessoas que não ganham prêmios estão lá, batendo palma para quem ganha. Me orgulho também de promover artistas brasileiros que vivem nos EUA. Comprei essa briga sozinho. Desde o primeiro Press Award todos os artistas que se apresentam como atração são artistas brasileiros residentes nos EUA, que têm a oportunidade de se apresentar em um show de prmeira linha, que raramente têm. Esse é o meu grande orgulho.
Nos 10 anos do Press Award o board do Press Award decidiu homenagear os veículos de comunicação brasileiros que têm 10 ou mais de existência ininterrupta. São 16 veículos do mundo inteiro.

G – Há outras novidades este ano?
CB – Há nessa iniciativa também um braço filantrópico. Vamos lançar um CD que chama “Esperança não se desfaz – In the name of love”, no qual 16 artistas brasileiros residentes nos EUA homenageiam a obra de Irmã Dulce da Bahia. Toda renda será destinada às obras de irmã Dulce. O resultado da doação feita pelos patrocinadores e pelos artistas que cederam seus fonogramas, será documentada em Salvador, para que seja tudo devidamente comprovado e documentado.

G – Quais são os critérios de seleção e de premiação?
CB – Durante todo ano, toda e qualquer pessoa pode mandar um e-mail para o Press Award, indicando determinada pessoa e justificando sua indicação. É considerada a indicação para qualquer trabalho artístico, cultural ou de imagem, que esteja relacionado com a contribuição para imagem positiva e a cultura brasileira no exterior. O board do Press Award, que, em dua ssessões, estabelece um máximo de 10 e mínimo de três pré-indicações para submeter ao voto popular. Nos meses de dezembro e janeiro, no site oficial, as indicações são submetidas ao voto popular. Na primeira semana de fevereiro de cada ano, os três melhores colocados do voto popular, e mais duas indicações feitas direitamente pelo board, completam lista dos indicados.
Os cinco indicados são submetidos ao colégio eleitoral, composto por represen-tantes da mídia brasileria dos EUA. Esse ano foram 186 votantes. É, portanto, o colégio eleitoral quem define quem ganha e quem perde.

Os vencedores 2007
• Destaque Show Brasileiro nos EUA
MARISA MONTE

• Destaque Turnê U.S. de Show Brasileiro – MPB
ALCIONE & FRIENDS

• Destaque Tournê U.S. de Show Brasileiro – POP
PARALAMAS DO SUCESSO

• Destaque Tournê U.S. de Show Brasileiro – AXÉ
CHICLETE COM BANANA

• Destaque Tournê U.S. de Show Brasileiro – SERTANEJO
BRUNO & MARRONE

• Destaque Produção de Shows Brasileiros nos EUA
BRAZIL IN CONCERT

• Destaque Cantor Brasileiro atuando nos EUA
EDUARDO MENDONÇA

• Destaque Cantora Brasileira atuando nos EUA
ROSE MAX

• Destaque Musical Duo, Trio ou Grupo Brasileiro atuando nos EUA
BRAZILIAN VOICES

• Destaque Musical CD produzido no Brasil e lançado nos EUA
“JOBIM IN MINAS” / TOM JOBIM

• Destaque Musical CD produzido e lançado nos EUA
“AO VIVO”/ ANTÔNIO ADOLFO & CAROL SABOYA
• Destaque Músico Brasileiro radicado nos EUA
FLÁVIO CHAMIS

• Destaque no incentivo à Música Brasileira nos EUA
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO FLORIDA CONCERT ASSOCIATION

• Destaque nas Artes Visuais
CLEBER REDONDO
“Firecrackers” DVD & Quadrinhos
“Firecrackers” DVD & Comic Strips

• Destaque nas Artes Cênicas
EDEL HOLZ ENTERTAINMENT
Grupo Teatral Brasileiro em Boston
Brazilian Stage Group in Boston

• Destaque em Dança
BRAZARTE DANCE COMPANY
Roberto Dias & Altemar Dias

• Destaque em Literatura
PERY RIBEIRO E ANA DUARTE
Autores de “Minhas Duas Estrelas”
Authors of “My Two Stars”

• Destaque no Apoio do Idioma Português
BROWARD COUNTY SCHOOL BOARD

• Destaque Iniciativa Cultural em 2006
BIBLIOTECA DA UBENY – NY
Domício Coutinho – New York

Destaque Evento Cultural 2006
PAVILHÃO DO BRASIL NA MIAMI BOOK FAIR
Centro Cultural Brasil-USA
Brazil-USA Cultural Center

• Destaque Evento Comunitário 2006
BRAZILIAN BUSINESS FAIR
Primeira Igreja Batista Brasileira da Flórida
1st Brazilian Baptist Church of Florida

• Destaque nas Esportes
MARÍLSON DOS SANTOS
Vencedor da Maratona de New York
New York Marathon winner / 2006

• Destaque Filantropia
MARGARET WILSON
Bahia Street – Seattle

• Destaque Apoio Comunitário – Personalidade
HELOÍSA GALVÃO
Brazilian Women Group – Boston

Destaque Apoio Comunitário – Instituição
LEGIÃO DA BOA VONTADE
Legion of Good Will – New York

• Instituição norte-americana em apoio à Cultura
Brasileira nos EUA
BROWARD CENTER for the PERFORMING ARTS

• Personalidade do Ano
JOSÉ NUNES

Celebrando os 10 anos do Press Award, serão premiados os véiculos de comunicação da comunidade brasileira. Em todo o mundo, com 10 anos ou mais de contínua existência e serviços prestados:
• Jornais /Newspapers:
The Brasilians (NY)
Flórida Review (FL)
Brazilian Times (MA)
Brazil Today (CA)
Gazeta Brazilian News (FL)
Brasileiras & Brasileiros (FL)
Brazilian Paper (FL)
Brazilian Voice (NJ)
Brazilian Press (NJ)
Brazilian Pacific Times (CA)
International Press (Japão)

• Revistas / Magazines:
Linha Aberta (FL)
Leros (Inglaterra)

• Programas de Rádio / Community Radio:
Rádio Brasileirinho (CT)

• Web sites:
Pelourinho.com (CA)

• TV Comunitária / Community TV:
Brazil TV (CA)

Orlando Norberto Kessler
Prêmio Especial: 50 Anos de Jornalismo
Special Award: 50 Years of Photojournalism

• COMMUNITY MERIT AWARDS
Silair de Almeida
Primeira Igreja Batista Brasileira da Flórida
First Brazilian Baptist Church of Florida

• LIFETIME ACHIEVEMENT AWARDS
Brazilian American Chamber of Commerce of Florida
25 anos promovendo o relacionamentode
negócios entre Brasil e Flórida

• Business Relationship
Ana Maria Machado
Mundialmente celebrada autora brasileira de livros para crianças e jovens, ganhadora do Prêmio Christian Andersen
Roberto Menescal
Celebrando 70 anos de vida, 50 anos de carreira. Um dos “pais” da Bossa Nova e legenda da Música Popular Brasileira

Conheça alguns dos premiados:
ROSE MAX
A carioca Rose Max receberá este ano sua quinta estatueta. “Creio que o International Brazilian Press Award atualmente é a premiação de maior representatividade da comunidade brasileira nos Estados Unidos. Em todas as áreas há representantes (tanto votantes como votados) na maioria dos mais importantes estados e cidades americanas. Me sinto muito agradecida, feliz e honrada por ser indicada e premiada como destaque de cantora brasileira residente e atuante nos Estados Unidos. E o show dos artistas locais, na noite de premiação do artista brasileiro homenageado, pra mim é o máximo!!!!!
Tenho a chance de conhecer, aprender, estar perto e de dividir o palco com gente talentosa que vive em outros estados como Eduardo Mendonça, José Paulo,Sonia Santos, Ana Gazzola, Marcio Mendes,Debora Brum, Cristiane Vizentim dentre outros”.

ROBERTO DIAS
Coreógrafo duas vezes premiado no Dance Festival do Rio de Janeiro. Receberá pela terceira vez o Press Award. “Acho que esse é um grande incentivo para nós que estamos fazendo algo pela arte e pela cultura brasileiras, um incentivo que não nos deixa parar nunca. Para o Brazarte é importante como reco-
nhecimento, crédito e currículo e, sem dúvidas, abre muitas portas. Desde o momento que se tem um prêmio como esse, acabam vendo a Companhia de outra maneira”.

KARINA CONTI
À frente da Brazil in Concert, Karina Conti é responsável pela produção de renomados shows nos EUA como Iva Lins, Rita Lee, Ana Carolina, Lulu Santos, Barão Vermelho, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Alcione, Zelia Duncan, Paralamas do Sucesso, Emílio Santiago e muitos outros. “Acho que é uma oportunidade única de termos nosso trabalho reconhecido, acho muito bonito trabalho que Carlos Borges faz”.

ADRIANA SABINO
É arquiteta e uma das fundadoras do Centro Cultural Brasil-USA da Flórida, organização sem fins lucrativos, que tem a missão de divulgar a cultura brasleira na região. Será homenageada pelo Pavilhão do Brasil na Feira Internacional do Livro de Miami, patrocinada pelo Gazeta.

BRAZILIAN VOICES
Criado há quatro anos, o Brazilian Voices recebe em 2007 seu quarto troféu consecutivo. Com dois CDs lançados, o grupo comandado por Loren Oliveira e Beatriz Malnic já recebeu também premiação na categoria Melhor Grupo Brasileiro nos EUA em 2005 e na mesma categoria em 2006, quando foi premiado como melhor CD brasileiro produzido e lançado nos EUA.
“O Press Award faz parte da história do Brazilian Voices porque tem acompanhado nossa trajetória desde a formação do grupo, e sempre fez a gente se preparar para determinada música para a cerimônia. Sentimos que esse prêmio ajuda às pessoas que trabalham fora do Brasil, e incentiva o nosso trabalho”.

EDUARDO MENDONÇA
Indicado pela terceira vez consecutiva para o Press Award, Eduardo Mendonça receberá este ano, pela primeira vez o troféu. “De maneirga geral acho que é uma iniciativa muito importante para aqueles que trabalham com cultura brasileira nos EUA. Para minha carreira isso significa abertura de novas portas em outras áreas”.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
156