DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Prepare-se para a Páscoa

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás, sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Dicas para comer chocolate sem
culpa:

• Se você não vive sem chocolate, prefira a parte da manhã (até no café da manhã vale) e o início da tarde para degustá-lo;
• Evite comer à noite. Como ele é estimulante, pode atrapalhar o sono ou até causar insônia em pessoas mais sensíveis;
• Não coma chocolate antes das principais refeições, como almoço e jantar. Ele pode tirar a fome e fazer com que você deixe de lado alimentos importantes para uma dieta equilibrada;
• O chocolate branco é feito com manteiga de cacau e, por isso, tem mais calorias do que o preto, que é feito apenas com o cacau. Opte pelo preto;
• Evite comer em dias muito quentes, pois pode causar diarréia;
• Os chocolates light têm menos gordura e, por isso, menos calorias. Os diet (que são a maioria) têm menos açúcar e são indicados para pessoas com diabetes;
• Chocolate com biscoito, frutas etc. em geral têm menos calorias do que os chocolates ao leite;
• Os pais devem deixar as crianças comer os chocolate após as refeições. Desta forma, evita-se que elas comam um doce de sobremesa e depois um chocolate no meio da tarde;

Saiba quantas calorias tem cada
tipo de ovo

Confira abaixo o valor nutricional de diversos ovos de páscoa das principais marcas do mercado:

A quantidade de calorias por pedaço (30g) varia de 120 a até 170 calorias, sendo que a média é de 160, menos que uma taça (150g) de abacaxi em calda, que tem 184 calorias, e o equivalente a uma porção (100g) de carne de peru magra (153 calorias). Confira também os valores de bombons e colombas.
Quando escolher o seu ovo de páscoa, use nossa calculadora para descobrir quanto tempo da sua atividade física preferida (desde caminhada e tênis até lavagem de carro) você terá que fazer para gastar as calorias ingeridas, dependendo de quantos pedaços você comer .

Dicas para comprar ovos de Páscoa:
1 – Fique atento aos preços.
Os preços podem variar muito de loja para loja. Antes de sair de casa, o consumidor deve saber quanto vai comprar, o que vai comprar e quando pretende gastar com os ovos.

2 – Cheque as condições da embalagem
Chocolate é um produto sensível à exposição a altas temperaturas. Verifique se o produto está protegido da luz solar e cheque as condições da embalagem, se não está rasgada, com problemas. O consumidor também deve observar o prazo de validade, a composição e o peso líquido do ovo. Além disso, é importante observar a classificação etária dos produtos que contam com brinquedos.

3 – Guarde o cupom fiscal
O cupom fiscal é a sua garantia de troca. Não jogue fora, porque poderá ser útil em caso de problemas futuros.

4 – Tome cuidado com o transporte
Como é um produto frágil, o ovo de Páscoa deve ser transportado com cuidado.

5 – Fique atento a produtos com danos em promoção
Especialmente no final da Páscoa, alguns comerciantes devem colocar produtos com danos (quebrados, com embalagens com problemas) à venda, com preços promocionais. Os clientes devem observar a qualidade dos ovos.

História:
Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica:
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

A Páscoa entre os cristãos:
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos:
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
156