DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Planejamento Financeiro: Por que é tão importante?

Share

Quando estava pensando no que escrever esta semana, comecei a pensar no problema número 1 que encontro na vida dos clientes que sentam comigo diariamente. E a resposta veio quase que imediatamente: falta de planejamento.
Nós vivemos em um sociedade que valoriza o agora, queremos tudo mais rápido, mais conveniente, sem espera… AGORA! E este comportamento nos afastou de conceitos básicos de vida.

Por exemplo, quando vemos um atleta como Michael Phelps ganhar mais uma medalha de ouro, vocês acham que ele simplesmente pulou na piscina, deixou todo mundo pra trás e quebrou mais um recorde? Ou será que ele se preparou? Treinou por meses, contratou os melhores treinadores, escolheu os melhores suplementos e a melhor nutrição…. Quantas horas de preparo na piscina ele teve antes de ganhar aquela medalha?
E por que achamos que com a nossa vida financeira é diferente?

Básico do básico!
Planejamento e a chave do seu sucesso em qualquer área, mas principalmente na área financeira.
• Básico do básico: Tenha um orçamento. De verdade gente! Ninguém consegue prosperar se não tem ideia de para onde vai o seu dinheiro. Coloque tudo no papel! Se você quer ter acesso a um orçamento que tenho em Excel, entre em contato e eu mando para você… Com um orçamento na mão, seu planejamento já tem 50% de chances de ter sucesso.

Fundação Financeira:
Todo mundo precisa de uma fundação financeira para poder prosperar… e o que é está fundação?
1. Seguro de vida com benefícios em vida para toda a família.
2. Reserva financeira de 3 a 6 meses do valor de seu salário.
3. Planejamento Financeiro para seus objetivos de vida.

• Procure um profissional qualificado pra te auxiliar a encontrar o melhor plano de seguros para a sua família. Em qualquer família, o certo e quando a linha do salário está acima da linha das despesas; quando “a vida acontece” e você tem uma doença grave ou morre, o que acontece com o seu salário? E as despesas?

• Todo mundo deveria ter de 3 a 6 meses de salário em uma conta de fácil acesso. Quando você atinge este patamar, tudo fica mais fácil. O stress financeiro diminui e a sua vida fica mais produtiva. Claro que você não vai conseguir atingir este objetivo em um mês… paciência e disciplina são as chaves deste processo. Por exemplo: Vamos dizer que você ganhe $2000 por mês. $2000 X 3 = $6,000. Agora este valor vira uma conta: vamos dizer $200 por mês. Em 30 meses você vai ter esta reserva. Mas tem que colocar no seu orçamento… de verdade! Se $200 é muito, coloque $100, coloque o que você conseguir… em 1 ano você vai ter mais do que você tem hoje: prometo!

• Pague a você primeiro. Ou seja, de cada cheque de salário tire um percentual para o seu futuro. Você deve começar com no mínimo 10% e gradualmente aumentar este valor se você tiver condições.

• Planeje grande compras para não sobrecarregar o seu cartão de crédito. E nisso estão incluídos o Natal, as férias etc… se você tem uma ideia de quanto você gasta nestas ocasiões; orçamente! Separe a quantia necessária todos os meses. Você vai ver a diferença que vai fazer quando chegar hora de gastar e você nem precisar tocar o seu cartão de crédito!!!

Se você seguir estas regras básicas de planejamento, acredite: a sua vida financeira vai prosperar e muito!
Uma ótima semana para todos!

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share
Claudia Fehribach
Claudia Fehribach
Carioca, formada em Artes pela Universidade do Rio de Janeiro. Conselheira financeira especialista em orçamento, aconselhamento de crédito pessoal e hipotecas reversas. Atua na empresa DebtHelper.com. Envie sua dúvida por email.
487