DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Piratas invadem navio com ajuda para vítimas do tsunami

Piratas armados seqüestraram um navio da ONU carregado de ajuda humanitária para vítimas do tsunami no nordeste da Somália.
A fragata MV Semlow seguia do porto de Mombaça, no Quênia, para Bossaso, no nordeste da Somália, quando foi atacada na manhã de segunda-feira.

“Os seqüestradores estão pedindo US$ 500 mil mas nós dissemos a eles que temos apenas um pequeno barco com carga humanitária para alimentar o povo somaliano”, disse à agência de notícias Reuters Inayet Kudrati, diretor da Agência de Navegação Mokatu, sediada no Quênia, e que alugou o navio para a ONU.

As informações são que a tripulação de dez homens – seqüestrada – está em segurança.

Segundo a Organização Marítima Internacional, a costa da Somália está entre as regiões mais perigosas do mundo.

Vítimas

Cerca de 28 mil pessoas que perderam casa e meio de vida quando o tsunami atingiu a costa africana no dia 26 de dezembro estão recebendo alimentos da ONU.

Mas a Somália hoje vive uma guerra civil, com mais de 60 mil homens envolvidos nas milícias.

Desde 1991 não há governo operante no país por causa da violência, o que prejudica a distribuição de ajuda às vítimas do tsunami.

A tentativa de estabelecer um governo de transição – instalado no Quênia, no ano passado – fracassou.

O Programa Mundial de Alimentos da ONU apelou para a liberação imediata da embarcação que transportava alimentos doados pelo Japão e Alemanha.

“Nós pedimos a líderes locais que permitam que o navio continue sua viagem”, disse o porta-voz do Programa Mundial de Alimentos, Rene McGuffin.

Em meados deste mês, a Organização Marítima Internacional advertiu para o aumento da pirataria na região e recomendou que embarcações ficassem a pelo menos 85 quilômetros de distância da costa.

A área mais afetada pelo tsunami na região foi a costa da Somália, onde 200 pessoas morreram e 2,4 mil embarcações pesqueiras foram destruídas. O número de desabrigados está em torno de 30 mil.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
224