DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Pesquisa aponta Giuliani como político mais popular

O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani e o Barack Obama, recentemente reeleito senador pelo estado de Illinois, lideram a lista de políticos mais populares nos Estados Unidos, segundo pesquisa da Universidade Quinnipiac.

Os pesquisadores da universidade particular, que fica no estado de Nova York, entrevistaram 1.623 eleitores. A pesquisa tem uma margem de erro de 2,4 pontos.

Giuliani, que pode ser um dos pré-candidatos do Partido Republicano às eleições de 2008, foi citado por 64,2% dos entrevistados.

Já Obama, do Partido Democrata e que se tornou uma figura destacada em sua primeira passagem pelo Congresso, apareceu logo atrás de Giuliani, com 58,8% dos votos.

A pesquisa trouxe alguns resultados surpreendentes, que deixam em segundo plano figuras com mais anos no cenário político nacional ou mais apelo em seus respectivos partidos.

O senador John McCain, do Arizona e considerado nome quase certo nas primárias do Partido Republicano, teve 57,7% de popularidade, quase 7 pontos percentuais a menos que Giuliani.

A mulher mais lembrada foi a atual secretária de Estado, Condoleezza Rice, com 56,1%. Ela nunca foi candidata a nenhum cargo público, e não parece que será num futuro próximo.

Por outro lado, a senadora Hillary Rodham Clinton, de Nova York, considerada por muitos analistas a figura de mais destaque do Partido Democrata e possível candidata presidencial, ficou em nono lugar, com 49% e mais de sete pontos atrás de Rice.

“No início da campanha presidencial para 2008, Giuliani e McCain aparecem em posições invejáveis. Ambos são muito bem vistos e a maioria dos americanos os conhece”, disse o subdiretor de pesquisas de Quinnipiac, Peter Brown.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153