Perguntas sobre Imigração respondidas pela advogada Ingrid Domingues

Ellen: Já fui ao EUA como turista e em 2011 entrei com visto de estudante, com tudo certinho, meu visto era de 1 ano e fiquei 6 meses(desses 3 estudando). Pretendo ir esse ano como turista, minha irmã mora lá a 4 anos, totalmente legal e vai casar com uma americano. Vou tirar o visto de turista, mas tenho medo de ser barrada na imigração pois durante minha estadia tive um problema de saúde, precisei ir a emergência do hospital e fiz alguns exames. Acionei meu seguro saúde e só recebi a resposta quando já estava no Brasil, mandaram uma carta negando meu pedido endereçada a minha casa aqui. Também deixei uma conta bancaria aberta antes de vir, pois pretendia voltar em questão de meses, mas isso não aconteceu. Você acha que posso ser deportada? Posso pedir pra minha irmã ver como está a situação no banco e no hospital? Devo falar sobre isso no consulado, quando for tirar o novo visto? Vou com minha família inteira, tenho filhos pequenos e morro de medo de ser deportada, imagina o trauma dessas crianças!

Ellen, dificilmente voce sera “deportada” pois nao esta nos EUA. Infelizmente nao ha como saber se voce ira conseguir o seu visto. Voce so ira saber quando for fazer o pedido. Agora, se voce quer evitar quaisquer problemas futuros com referencia a sua estadia no hospital, te aconselho a escrever para o hospital e saber em que ficou sua conta e ver se tem como voce resolver este assunto. Quando a conta de banco, isto podera aparecer mas nao creio que seria o unico motivo de ter seu visto negado. Leve suficiente informacoes sobre sua vida no Brasil, seus lacos com o pais, sua familia, escola dos seus filhos, provas de trabalho etc…emfin, tudo para provar que voce ira retornar ao Brasil! Boa Sorte!

___

Doug: Minha namorada está aplicando o green card dela pois o pai dela tem cidadania americana. Qual será o tempo de espera para o green card dela sair? Gostaríamos de ir morar lá como posso fazer pois não tenho green card? posso aplicar para noivo ela estando com o green card dela? posso residir no país após aplicar para visto de noivo e casar lá?

Doug, se sua namorada esta iniciando uma peticao para receber a residencia atraves do pai dela, tudo depende da idade dela. Geralmente um pedido de pai para filho (quando o filho e menor de 21 anos) o processo pode demorar em torno de 2 ha 4 anos. Ela so podera lhe passar algum beneficio imigratorio imediato quando ela se tornar cidada Americana e casar com voce.

___

Alexandre: NO ANO DE 2005 FUI PARA OS USA PELO MEXICO E RETORNEI EM 2007, NUNCA TIVE PROBLEMAOU PASSAGEM PELA POLICIA LÁ, DURANTE MINHA ESTADIA LÁ MEU PASSAPORTE VENCEU E PARA RETORNAR FUI AO CONSULADO E PEGUEI UMA AUTORIZAÇÃO PATA RETORNAR PARA O BRASIL, SERÁ QUE CONSTA EM ALGUM SISTEMA ALGO A MEU DESFAVOR QUE ATRAÁLHE CONSEGUIR UM VISTO AGORA, POIS ESTOU PRETENDENDO PASSIR NO USA.

Alexandre, como sempre digo, infelizmente voce so ira saber se ira conseguir um novo visto quando for fazer o pedido! Boa Sorte!

___

Helen Ribeiro: Em 2004 entrei ilegalmente nos Estados Unidos,passei pela imigracao,mas como era menor de idade na epoca nao tiraram minhas digitais,fiquei la por 7 anos tive 2 filhos la,voltei ao Brasil a 6 meses e tanto eu quanto meus filhos nao nos adaptamos muito bem a realidade brasileira,gostaria se saber se tenho chances de conseguir o visto e como eu teria que agir,seria melhor contar a verdade sobre as criancas,ja que sao americanos e nao estao conseguindo viver bem aqui no Brasil?

Helen, nao sera facil conseguir um visto de turisto tendo 2 filhos americanos. Voce tera que provar ao Consulado que seus filhos estudam no Brasil e estao instalados no Brasil sem nenhuma intencao de viver nos EUA. Obviamente este nao e o caso. Voce pode tentar o visto mas acho que vai ser dificil por causa da sua temporada nos EUA e o nascimento dos seus filho.

___

Carina: Tenho uma irmã que está nos estados unidos no programa au pair, ou seja, ela possui o visto J1. Ela, ao inves de ficar os 12 meses do programa ficará apenas 4 meses e retornará ao Brasil. Nós da minha familia tiramos o visto de turista para visita-la, mas como ela voltara antes, ainda queremos ir para os EUA. Gostaria de saber se minha irmã, com seu visto J1, pode ir conosco, como turismo/passeio esse ano para os EUA, já que o visto dela é diferente e pelo fato dela estar saindo do Brasil conosco.

Carina, se sua irmao quer regressar aos EUA como turista, ela tera que fazer um pedido de visto de turismo. O visto dela J1 nao e para turismo e se ela nao completou o tempo determinado da estadia dela, o visto dela pode ter sido cancelado. Ela dever indagar sobre isso.

___

Kelly: entrei ilegal pelo mexico em 2008, fui presa 4 meses no Texas pq quebrei meu pe durante a viagem, me liberaram por fianca com pedido de asilo politico e nao comparececi as cortes, quero voltar para o Brasil, a pergunta eh: corro risco de ser barrada e presa no aeroporto saindo dos Estados Unidos?

Kelly, geralmente quando uma pessoa indocumentada deseja regressar ao pais de origem, isto e feito sem maiores consequencias, a nao ser que a pessoa tenha uma ordem de prisao por algo que tenha feito nos EUA.

___

Daniel Neves: morei nos EUA por 8 anos ilegalmente, me casei com uma cidada americana e dei entrada na I-130 e posteriormente foi aprovada e enviada ao NVC onde enviei nova documentacao para entrevista no Brasil, minha entrevista foi maracada no consulado do Rio de Janeiro, qul seria o tempo de espera aqui no Brasi?

Daniel, aparentemente voce esta no Brasil. Voce so ira saber com certeza quando for na sua entrevista no Consulado.

___

Claudia: EU e o esposo fomos a MIAMI em 2011, meu esposo alugou um carro e fomos a ORLANDO, estava dirigindo e ultrapassei a velocidade permitida, o guarda fez sinal para parar, parei Ele pediu meus documentos, foi até o carro dele e voltou com a multa, pensei que ao entregar o carro me cobrariam a multa , mais nao cobraram, quero saber como faço para pagar a multa… fui multada em dezembro de 2011.

Claudia, se voce ainda tem a multa, siga as instruccoes na multa de como paga-la. Caso nao tenha, voce tera que se comunicar com um advogado ou um amigo nos EUA para pesquisar sua multa e tentar pagar o valor em aberto.

___

Fabiana: Entrei nos EUA pelo Mexico, nao tive problema nenhum com imigracao e policia o tempo que estive la.Fiquei 2 anos,estudei e trabalhei la.voltei para o Brasil em 2008,1 ano depois fui tentar o visto mas foi negado.Depois de 3 anos tentei de novo e consegui o visto de turista pra 10 anos.Quero saber se quando eu for ,chegando em Miami eles vao saber que estive la,e se isso pode impedir a minha chegada la?

Fabiana, o fato de voce ter conseguido o visto e bom agora, nao como garantir que na sua entrada nao apareca alguma prova de que voce residiu aqui por algum tempo. Voce so ira saber quando chegar na Imigracao nos EUA.

___

Favia: Morei em 2001 nos USA, sendo um ano ilegal e 6 meses turistas. Eu fui embora, sem problemas. Meu actual marido, esteve em 2002, porem ficou 4 meses ilegal …6 turista. Ele, no aeroporto, na volta ao Pais, foi deportado, pois perceberam q estava saindo ilegal. Foi preso, por horas e depois deportado. Disseram q ele deveria esperar 5 anos. Nao nos conheciamos nesta epoca ainda. Porem, hj casados, ele trabalha em uma empresa Americana no Brasil, e esta quer envia/lo para trabalhar nos EUA pela empresa. Eu iria de acompanhante, seriam 2 anos. A Empresa nao sabe do passado. Ambos, podemos ter problema, quando tirar o visto de trabalho e acompanhante q esta empresa ira tirar, mesmo ela sendo uma empresa com um renome de potencial nos usa. Devemos citar no consulado ou apenas se eles perguntam. Como proceder?

Favia, nunca se deve mentir numa entrevista para visto. Infelizmente, nao ha como saber se voces terao problemas em conseguir vistos – isto e algo que fica ao total criterio do Consulado e voces sao vao saber quando fizerem o pedido.

___

Marcio Lima: Fui casado com uma pessoa que foi deportada. Na epoca tiramos o visto juntos. Gostaria de saber se for renovar o meu visto terei algum tipo de problema pela deportação da minha ex esposa.

Marcio, geralmente a deportacao de um conjuge nao afeta o outro a nao ser que ambos foram incluidos no mesmo processo ou ambos tinham algo pendente na Imigracao. Como sempre digo, voce so ira saber se consegue o visto ou se tera problemas quando for fazer o pedido. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>