DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Passageiros precisam de fé para voar no fim de ano

Será preciso muita fé para que os passageiros não enfrentem uma longa espera nos aeroportos brasileiros nos feriados de final de ano. O relato foi feito pelo ministro Waldir Pires (Defesa) ao ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União).

“Ele me disse que é necessário muita fé e rezar um pouco para tudo dar certo”, disse Nardes após audiência com o ministro.

Questionado se também tinha fé, Nardes respondeu que “quando a gente perde a fé, a vida perde o sentido”.

Desde o final de outubro, os passageiros têm enfrentado constantes atrasos nos principais aeroportos do país. Inicialmente, os problemas foram causados pela chamada operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que, de forma isolada, decidiram aumentar o espaçamento entre as decolagens. O objetivo seria garantir a segurança dos vôos, após o acidente com o Boeing da Gol, que causou a morte dos 154 ocupantes.

Já na última terça-feira (5), uma pane cortou a comunicação entre os controladores do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) e os pilotos. Essa falha causou um grande número de atrasos e cancelamentos.

O ministro do TCU relatou ainda que, na avaliação de Pires, os problemas enfrentados hoje na aviação civil são questões de gestão e administração.

Nardes informou que até o final do ano 182 controladores estarão em atuação no Cindacta 1. No feriado de Finados, quando foi grande o número de atrasos, o centro contava com 159. Os profissionais extras são aposentados ou remanejados de outros lugares.

Amanhã, Nardes apresentará no TCU um relatório sobre o setor aéreo. O documento será encaminhado ao Congresso Nacional.

“Eu estou muito preocupado com o corte de investimentos, mas vou analisar tudo isso até amanhã.”

Para ele, essa situação não pode ser resolvida com improviso e é preciso um planejamento de longo prazo.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152