DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Paraguai nega ter autorizado base americana na região de Itaipu

O embaixador do Paraguai no Brasil, Luis Gonzalez Árias, negou hoje que seu país tenha autorizado a instalação de uma base militar norte-americana permanente no país.

Ele afirmou ser especulação informação publicada hoje na imprensa sobre uma suposta autorização para que os Estados Unidos tivessem uma base permanente para operações de tropas militares no Paraguai, nas proximidades da usina hidrelétrica de Itaipu. “Isso não está em análise”, disse o embaixador à Folha Online.

Segundo ele, as autorizações dadas até agora pelo Congresso paraguaio para a operações militares dos EUA no país são temporárias, como ocorre normalmente com missões internacionais de cooperação, até mesmo com o próprio Brasil.

Apesar de não conhecer acordo no Mercosul sobre a necessidade de decisão conjunta sobre uma eventual autorização para base estrangeira permanente, o embaixador considerou que o assunto deveria merecer uma consulta aos países vizinhos, caso estivesse em discussão no Paraguai.

Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos voltaram suas atenções para a tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) como um foco de presença muçulmana, que poderia estar financiando organizações terroristas. O contrabando e a pirataria na região também preocupariam os EUA.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196