DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Pará: o portão de entrada da Amazônia.

O estado do Pará reúne, de acordo com a Organização dos Estados Americanos – OEA – 49% dos atrativos naturais de toda a Amazônia. Belém é a capital e também a maior cidade do Norte do Brasil. É o portão de entrada da região amazônica brasileira, conhecida também como Cidade das Mangueiras, devido à quantidade de mangueiras encontrada nas ruas.

Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou simplesmente Belém, é uma cidade de gente hospitaleira e de beleza única. Ocupa uma área de 51,6 mil hectares, sendo mais da metade composta por ilhas. Belém foi uma das primeiras cidades brasileiras a ter luz elétrica nas ruas, bonde e telefone. Já dizia Euclides da Cunha : “Não se imagina, no resto do Brasil, o que é Belém”.

Círio de Nazaré – O Pará comemora, no segundo domingo de outubro, a realização da maior festa religiosa; o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio é o “Natal da Amazônia”, pois é um momento de confraternização em que toda a população se envolve com os preparativos da cidade para receber a santa, vivendo uma atmosfera de fraternidade com pessoas mais solidárias e alegres.

Em meados de setembro, iniciam-se pequenas comemorações e uma preparação espiritual para o círio, com milhares de imagens distribuídas pelas paróquias da capital e dos municípios vizinhos, juntando famílias de diferentes bairros que diariamente fazem uma peregrinação de Nossa Senhora entre cânticos e orações.

Ao longo do percurso, são realizadas pelo povo, reflexões sobre temas bíblicos, rezas, canções, homenagens com chuvas de papel picado, aplausos, flores, balões e queima de fogos, com os devotos aplaudindo, erguendo seus braços em direção aos céus, aclamando durante a romaria e louvando à Virgem. A festividade tem duração de 15 dias.

Principais atrações:
a) Belém e Costa Atlântica, voltado para o turismo de negócios, lazer e cultura, com centros de convenções, museus, teatros, bosques e belas praias, inclusive algumas das poucas praias de rio com ondas, existentes no mundo. Abriga o tradicional e imperdível mercado Ver-o-Peso, fundado em 1688 originalmente como posto de controle alfandegário, e que hoje é uma inigualável amostra do universo de variedades da cultura paraense.

b) Tapajós, onde se encontram os rios Amazonas e Tapajós, além da exuberante paisagem de praias fluviais, cachoeiras, florestas e formações rochosas, oferece a possibilidade de acompanhar importantes manifestações culturais do povo paraense.

c) Araguaia-Tocantins, voltado para o turismo ecológico e de aventura, concentra os torneios de pesca esportiva disputados no estado, inclusive no lago da hidrelétrica de Tucuruí e oferece as belas praias fluviais dos rios desta microregião, que só aparecem nos meses de verão.

d) Marajó, voltado para o turismo ecológico. Na ilha, localizada na foz do Amazonas, as atrações são inúmeras, da culinária à pororoca, das praias aos cenários de pantanal. Das manifestações culturais à riqueza da flora e fauna.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223