DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Para especialistas explosivos líquidos são potentes e de difícil detecção

Os passageiros foram proibidos de embarcarem com bagagem de mão
Os explosivos líquidos que seriam usados no suposto plano para explodir aeronaves saindo da Grã-Bretanha com destino aos Estados Unidos são de difícil detecção e, mesmo em pequena quantidade, poderiam causar uma explosão catastrófica, segundo o especialista em explosivos da Universidade de Aberdeen, na Escócia, Clifford Jones.

A polícia britânica, que descobriu o plano, acredita que os líquidos explosivos poderiam ser embarcados em garrafas ou latas.

Acompanhe a entrevista de Clifford Jones, na qual ele explica o perigo representado por esses líquidos:

O que são explosivos líquidos?

Explosivos potentes podem vir em forma sólida, como dinamite, ou líquida. Este tipo é usado geralmente em escavações ou pedreiras.

Como eles funcionam?

Geralmente quando entra em combustão, que neste tipo de explosivos é extremamente rápida e excede a velocidade do som. Como resultado, temos o que se chama de super-pressão, que é maior do que a atmosférica.

Não é necessária uma grande quantidade de super-pressão. Um excesso de 1% pode quebrar janelas comuns. Uma de 10% pode machucar ou mesmo matar pessoas e causar danos estruturais em prédios.

Uma super-pressão de apenas 2% poderia quebrar as janelas de um avião e uma de 10% danificaria a estrutura da aeronave e, possivelmente, mataria alguém antes mesmo de ela atingir o solo.

Assim que a explosão acontece, termina a química e a física começa a agir.

Como eles são produzidos?

Alguns explosivos líquidos atuam como a dinamite. Outros são feitos com uma mistura de sólidos e líquidos, um sendo o oxidante e o outro, combustível.

Ao contrário de outros grandes explosivos, eles não contêm as duas propriedades na mesma molécula, mas sim em proximidade suficiente para causar a explosão.

É difícil de se obter essas substâncias?

Não. Lojas de construção e utensílios domésticos as comercializam.

É necessário conhecimento ou equipamento técnico para produzir o explosivo?

Não é difícil para um químico produzir explosivo líquido a partir de explosivos sólidos.

A opção dos dois componentes, sólido e líquido, é mais provável para quem estiver usando um laboratório caseiro.

Os princípios são simples, mas seria um perigoso processo de tentativa e erro.

Um artefato explosivo poderia ser embarcado em um avião?

Sim, ele poderia ser carregado em uma bagagem de mão. Explosivos guardados dentro de uma mochila seriam suficientes para se causar uma grande explosão.

Dificilmente eles seriam detectados pelo raio-x. O hidrocarboneto combustível, por exemplo, poderia passar por água mineral.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
222