DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Papa recebe padres chineses em audiência no Vaticano

O papa Bento 16 recebeu nesta quarta-feira um grupo de padres chineses que estava no Vaticano para participar da tradicional audiência geral que acontece todas as semanas. No encontro, ele disse que recebia os religiosos da China com uma “afeição particular”.

Papa recebe chineses em audiência no Vaticano nesta quarta-feira
O Vaticano não informou se o grupo de 28 padres chineses faz parte da Associação Católico-Patriótica –administrada pelo governo chinês– ou da organização da igreja mantida clandestinamente no país, que se reporta diretamente ao papa. A China rompeu suas relações com a igreja em 1951, dois anos depois que os comunistas chegaram ao poder.

Segundo a agência de notícias AsiaNews, citada pela Associated Press, os padres, que foram ao Vaticano fazer um seminário, fazem parte da associação católica oficial do governo chinês, que reconhece o papa como entidade espiritual máxima, mas não permite que ele determine a nomeação de padres e bispos.

Aproximação

Ao menos 5 milhões de chineses fazem parte da Associação Católico-Patriótica, mas estima-se que um contingente igual ou superior de religiosos esteja ligado à igreja clandestina. Muitas congregações não-oficiais mantêm seu funcionamento abertamente, e a prisão de padres e bispos já é uma rotina na China.

Apesar de o Vaticano e China não terem uma relação diplomática formal, Bento 16 tem procurado se aproximar do país. No mês passado, um bispo auxiliar para Xangai foi levado ao cargo com a aprovação do Vaticano.

A audiência desta quarta-feira é a primeira que Bento 16 recebe desde 11 de julho último, quando saiu para passar férias nos Alpes. Ele retornou à Roma em 28 de julho último, mas foi direto para a residência papal de verão em Castel Gandolfo, ao sul de Roma.

Hoje o papa chegou ao Vaticano de helicóptero, e pretendia voltar para Castel Gandolfo ao fim do dia.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
165