DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Outubro Rosa: Minha contribuição

  • A prática de exercícios físicos reduz os riscos de câncer de
    mama em até 30%.

Este mês é dedicado à divulgação do problema e das possíveis soluções e prevenções do câncer de mama. E aqui estou eu para tentar ajudar um pouco. O câncer assusta e muito. O tamanho do susto pode ser diminuído com o conhecimento de alguns dados interessantes.

Segundo a American Cancer Society, as chances de sobrevivência de pacientes com câncer de mama são de mais de 89%. Claro que depende de muitos fatores, e é por isso que existe o Outubro Rosa: para esclarecer para as pessoas a importância dos exames periódicos e da prevenção.

Prevenir não é fazer exames periódicos. Com esses exames o que ganhamos é o diagnóstico precoce da enfermidade que irá contribuir muito para o sucesso do tratamento. Mas os exames preventivos não evitam o câncer; a prevenção é feita com atitudes que podem evitar que o câncer apareça e se desenvolva. Não adianta nada fazer exames preventivos anualmente e fumar, ou beber em demasia. Nosso corpo responde a tudo que fazemos. Os nossos hábitos diários, e que se repetem por anos, têm uma grande influência no desenvolvimento das nossas doenças. Mais do que podemos imaginar.

Falando em prevenção, aqui vai a minha contribuição. A prática de exercícios físicos reduz os riscos de câncer de mama em até 30%. Para isso basta praticar 150 minutos de exercícios, de intensidade moderada a vigorosa, por semana, o que significa 2 horas e 30 minutos (1). Muitas pessoas podem pensar que não têm esse tempo disponível na semana. Infelizmente, se realmente for assim, acreditem: essas pessoas tem problemas bem mais graves que apenas a falta de tempo para se exercitar.

Todos os dias pela manhã eu mando para meus clientes uma mensagem. Às vezes sobre exercícios, outras vezes sobre alimentação ou mesmo sobre hábitos de vida e no final escrevo: Exercício é Remédio. A ideia é lembrar sempre que a prática de exercícios não só atua como prevenção de doenças como o câncer, hipertensão e diabetes tipo II, como também ao contrário de todos os remédios, não tem efeito colateral negativo.

Qualquer exercício, em qualquer intensidade, irá trazer benefícios. Se seu objetivo é correr uma maratona, com certeza sua dedicação terá que ser muito maior que 150 minutos por semana, mas se você deseja evitar o câncer, por exemplo, esses 150 minutos serão suficientes para diminuir esses riscos. Uma pessoa passa em média 91 minutos por dia nas redes sociais.

Vamos então fazer uma continha simples: 91 minutos por dia somam 637 minutos por semana. Se você fizer 150 minutos de exercícios por semana, ainda irá sobrar 487 minutos para ler meus posts no Gazeta News. Perfeito.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
223