DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

ONU: 11 milhões de crianças morrem a cada ano

Milhões sofrem com pobreza, guerra e doenças na África
Um relatório da ONU afirma que 11 milhões de crianças com menos de cinco anos estão morrendo todos os anos – boa parte delas por causa de doenças que podem ser evitadas ou tratadas, como a malária e o sarampo.
O documento, uma avaliação dos Objetivos do Milênio, que visam reduzir drasticamente a fome e a pobreza até 2015, também diz que milhões de pessoas estão afundando cada vez mais na pobreza na África.

O relatório, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), deve colocar mais pressão sobre os líderes do G8, que vão se reunir no mês que vem na Grã-Bretanha e devem ter a África incluída em sua agenda de discussões.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que será o anfitrião da cúpula, já disse que quer que o encontro gere um acordo referencial para o continente africano.

Mais pobres

Em 2000, líderes mundiais reunidos na ONU adotaram os chamados Objetivos do Milênio, que incluem metas como a redução da mortalidade infantil.

Mas o relatório do Pnud afirma que os objetivos em áreas como a redução da fome, a disseminação da educação e a própria mortalidade infantil não serão atingidos, caso não sejam alteradas as tendências atuais.

De acordo com o documento, ainda que globalmente as taxas de pobreza estejam caindo, os pobres da África subsaariana estão ficando cada vez mais pobres.

Mais de 800 milhões de pessoas não têm acesso a quantidades suficientes de comida, diz o relatório, e um quarto das crianças com menos de cinco anos são subnutridas.

O Pnud diz que, para conseguir reduzir a mortalidade destas crianças em dois terços, como foi acordado em 2000, será preciso obter uma diminuição drástica nos índices da África e do sul da Ásia.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196