DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

O Natal já passou e o ano não chegou

Uma semana separa as duas festas, o Natal e o Ano Novo, talvez as mais esperadas de todo ano. E de novo aquela história de confraternização e de nova oportunidade no ano novo que está chegando. Muitas vezes colocamos nessas festas todas as nossas esperanças de rever os familiares, de abraçar e de quem sabe perdoar e se reconciliar com familiares caros, que ficaram distantes por razões já esquecidas.

E eis que chega e passa. Mas, o que fizemos? Fizemos diferente, ou repetimos tudo de novo? O ser humano tem uma forte tendência de repetir os comportamentos e não é por mal, simplesmente fazemos isso. Automatizamos nossas atitudes e pensamentos. Quando percebemos, fazemos de novo e de novo e de novo.

Nosso cérebro é programado, já nascemos com muito conteúdo inserido nesse nosso “hardware”. Não são os mesmos pensamentos e costumes que já vêm inseridos em todas as pessoas, mas sim o mecanismo de ação. Todos nós temos uma forte tendência de nos protegermos e uma forma é sem dúvida repetir o conhecido. Se eu tenho uma forma de agir que sempre me protegeu, vou repetir porque sei que isso já deu certo antes, afinal estou viva(o) e bem. Só iremos mudar essa forma de agir quando não houver nada de lucrativo em continuar assim.

Como sempre repito para meus clientes, você só continua a ter a atitude que te traz benefícios. Claro os benefícios são os mais diversos e complexos. Mas, voltando ao Natal e Ano Novo, tempo de reconciliar e prometer. Estamos bem na semana entre um e outro. O que já reconciliamos e o que estamos prometendo?

O segredo para que as promessas deem certo é prometer o que se deseja e não o que é esperado que se faça. Não adianta você prometer que vai guardar dinheiro se o que você realmente deseja é comprar um carro novo, melhor desejar um carro novo. Parece simples, mas não é. Vamos ao exemplo mais tradicional. “Prometo que no próximo ano vou emagrecer e fazer exercícios. Esse ano vai ser diferente”. E eu digo, só será diferente se algo já mudou em você, do contrário será o mesmo.

Não adianta prometer emagrecer porque você sabe que é saudável, se você não gosta de fazer exercícios e gosta de comer muito. Não vai funcionar. Isso porque na verdade você deseja sim emagrecer, mas sem parar de comer muito e sem fazer exercícios, é essa a verdade. Como essa possibilidade não existe, nada vai acontecer e o ano de 2018 vai passar da mesma forma como 2017 passou.

Então, não desperdice toda essa energia que o Ano Novo traz fazendo promessas que não são suas. Pare e pense bem no que você gostaria e não no que as pessoas esperam de você. E coloque em prática o seu desejo e busque o seu objetivo. Mova o mundo na direção do seu objetivo. Se não machucar e não prejudicar ninguém, nem você, continue sempre.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
227