DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

O inventor do ?Carrossel Holandês?, morreu deixando um legado revolucionário no futebol

Escolhido em 1999 pela Fifa como o “técnico do século”, Rinus Michels, holandês que criou o conceito de “Futebol Total” e chamado de “O General”, morreu na última quinta-feira(3) aos 77 anos. Michels comandou a seleção holandesa que foi vice-campeã da Copa de 1974 e maravilhou o mundo com um estilo de jogo inovador, logo apelidado de “carrossel”.

De acordo com a KNVB (Associação de Futebol da Holanda), o ex-treinador havia sido internado recentemente para a realização de uma cirurgia no coração. No entanto, a causa da morte não foi divulgada.
“Ele foi um dos maiores técnicos da história”, disse o porta-voz da entidade, Frank Huizinga. “Ele foi o homem, que ao lado de Johan Cruyff, fez o futebol holandês se tornar grande”, comentou o secretário de saúde e esporte da Holanda, Clemence Ross-van Dorp.
Marinus Hendrikus Jacobus Michels nasceu no dia 9 de fevereiro de 1928, em Amsterdã, nas proximidades do estádio Olímpico que, no mesmo ano, recebeu as Olimpíadas.

No total, ele disputou 269 jogos como atacante do Ajax nas décadas de 40 e 50 e anotou 121 gols. Além disso, defendeu a seleção holandesa em cinco oportunidades.
Depois de se aposentar da bola, ele entrou para o exército no cargo de instrutor de esportes. A passagem representou o início de sua carreira como técnico.

Sua primeira experiência como treinador aconteceu em 1965, à frente do Ajax. Em 1971, levou o time, que tinha em campo Johann Cruyff, à conquista da Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez em sua história, derrotando os gregos do Panathinaikos na final, no mítico estádio de Wembley, na Inglaterra.
O título fez com que o treinador fosse contratado pelo Barcelona. Na Espanha, comandou a equipe na conquista do Campeonato Nacional de 1974.

No mesmo ano, Michels dirigiu a seleção da Holanda na Copa do Mundo. A equipe, que ficou conhecida mundialmente como “Laranja Mecânica” e se tornou exemplo do “Futebol Total”, no qual os atletas não mantinham posições fixas e atacavam e defendiam em bloco, chegou ao vice-campeonato, perdendo a decisão por 2 a 1 para a Alemanha, em Munique.

Michels ainda passou pelo Los Angeles Aztecs, dos Estados Unidos, entre 1978 e 1980, Colônia, da Alemanha, de 1980 e 1983, e Bayer Leverkusen, também da Alemanha, em 1989. Um ano antes, Michels voltou a comandar a seleção holandesa. Com Ruud Gullit, Marco van Basten e Frank Rijkaard em campo, o time conquistou o título da Eurocopa em 1988. Entre 1990 e 1992 retornou pela terceira vez à seleção ho-landesa, chegando à semi da Eurocopa-92, perdendo nos pênaltis para a Dinamarca, que viria a ser campeã.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196