DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

O desafio do amor: questão de sobrevivência

Quando vocâ reza, o que pede a Deus? Para ser amada ou para amar intensamente? Amar alguém significa conhecer quem essa pessoa realmente é, suas qualidades e defeitos, os quais poderiam ou não serem corrigidos. Amar significa respeitar a pessoa amada em tempo e espaço; sentir a presença emocional da pessoa amada mesmo quando não esteja fisicamente presente.

A palavra amor é um termo amplo, com vários sentidos específicos, por exemplo:

Amor dos pais pelos filhos (cuidado e proteção, dedicação altruísta).

Apego que a criança tem pelos pais, (busca de proximidade e de segurança).

Atração romântico-sexual; paixão;

Amizade

As definições gerais de amor, encontradas em dicionários, enfatizam em geral dois temas:

– Sentimentos de preocupação, de cuidado e proteção com o bem-estar do amado;

– Desejo de proximidade com o amado, que é percebido como um ímã, um polo de atração positiva.
Diversas pesquisas com o objetivo de investigar o sentido da palavra amor, têm encontrado uma concentração em dois conjuntos de significados – cuidar e desejo de proximidade da figura amada.

A importância do amor é de tal ordem que é impossível pensar no desenvolvimento do ser humano através do ciclo de vida, a não ser através de relações de amor. Penso que “Sou amado, logo existo” é mais importante e acontece muito antes do “penso, logo existo”.

Através dos séculos diversos indivíduos, entre os quais se destaca Jesus, Buda, Gandhi, Dalai Lama, vêm enfatizando que dilemas essenciais da vida, por exemplo, a melhoria da qualidade de vida nas grandes metrópoles, a busca de significado e de transcendência, o aumento da delinquência e da violência, e mesmo a questão da sobrevivência da espécie estarem vinculados ao desafio de sermos capazes de amar mais e melhor, incondicionalmente.

Em nossas vidas teremos infinita oportunidade de refletir sobre este tema tão fundamental á existência humana. Como também temos infinita oportunidade de amarmos incondicionalmente. Acredito que amar e ser amado seja um antídoto contra a angústia da vida e o medo da morte. Quando utilizamos com consistência.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Rosana Brasil
Rosana Brasil
Rosana Brasil é terapeuta de Matrimônio e Família, formada pela Universidade Católica St. Thomas, em Miami. Trabalha ajudando indivíduos e famílias a reconstruírem suas histórias de vida de maneira positiva e criativa.
225