DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Nutrição: Infelizmente, a moda pega – Parte II

Share

suco 200 x 300Recentemente, falamos sobre alguns hábitos alimentares que viraram moda nos últimos anos (leia aqui). Vale reforçar que, na alimentação, modismo não é considerado algo bom, pois está atrelado a interesses de terceiros, que ganham dinheiro e fama com isso. Há uma enganação provinda de informações que desinformam. Segue abaixo mais uma lista de modismo alimentar atual.

1- Suco de jiló em jejum
Não existe nenhuma comprovação científica de que o jiló tenha propriedades emagrecedoras. Mesmo se tivesse, nenhum alimento sozinho é responsável pelo emagrecimento, visto que o emagrecimento não implica apenas na perda de peso na balança, mas na eliminação de gordura corporal. O emagrecimento acontece quando há mudança de hábitos, ingestão da qualidade e quantidade certa de macro e micrinutrientes.

2- Óleo de coco para emagrecer
Uma colher de sopa de óleo de coco tem aproximadamente 13g de gordura. Em média 25-30% das calorias que podemos ingerir no dia (lembrando que cada um tem sua necessidade calórica) e que devem ser provenientes de gordura. Independente se é gordura boa, a mesma em excesso o fará engordar e não emagrecer! Este ano, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia desaconselhou o uso de óleo de coco para esse fim, pois ao invés de proporcionar emagrecimento, estava aumentando os riscos de doenças provinientes do excesso de gordura.

3- Suco Detox
Não há comprovação científica para se acreditar que é possível reverter o consumo de substâncias tóxicas com a utilização de sucos especiais. O que é possível é adotar uma dieta mais saudável e esperar que o organismo lide com as agressões do passado. Alimentos não são capazes de fazer esse papel, se não já teriam substituído inúmeros tratamentos médicos usados contra reais intoxicações. Os sucos chamados detox, feitos com frutas e legumes, são maravilhosos nutricionalmente falando, porém, não devem ser usados como substitutos de refeições e nem com o objetivo de “desintoxicação”. Com o suco detox de fato, o emagrecimeto muitas vezes acontece, devido à restrição calórica. Qualquer tipo de dieta onde há restrição calórica ou isenção de algum macronutriente fará com que quilos sejam eliminados, mas cada uma trará além, dos quilos de volta, uma má consequência, muitas vezes irreversíveis, além de ser muito normal o peso abaixar na balança, devido à grande perda de massa muscular e não somente gordura corporal.

4- Tomar Whey Protein para ganho de músculo
É fato que a proteína contribui para construção muscular, mas nem todos necessitam fazer o uso de suplemento para esta finalidade, visto que com a alimentação muitos conseguem atingir a quantidade diária de proteína necessária! O excesso de proteína além de ser armazenada como gordura em nosso corpo, pode causar sobrecarga hepática e renal.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,

Poliane Novaes
Poliane Novaes
Poliane Novaes é nutricionista, formada pela Universidade São Judas Tadeu (SP), fitness nutrition coach pela NESTA - Accredited by NCCA/USA e educadora física (bacharel e licenciatura) pela Universidade Nove de Julho (SP). Paulista, atualmente vive em Hallandale Beach, na Flórida.
138